GOVERNO SAUDE

São Vicente ganha unidade do Samu Animal

O Serviço funcionará 24 horas. Entrega será nesta quinta-feira (23), na Área Continental

Comentar
Compartilhar
21 JAN 2020Por Da Reportagem19h15
O lançamento será às 15 horas, na Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal), na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 231Foto: Divulgação

São Vicente garante mais uma conquista para a causa animal. Nesta quinta-feira (23), a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau), entrega o SAMU Animal. O Serviço funcionará 24 horas. O lançamento será às 15 horas, na Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal), na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 231, Jardim Rio Branco, na Área Continental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Defesa Animal, veterinário Gustavo Bensdorp Palmieri, o início dos trabalhos do Samu Animal será na sexta-feira (24). “Teremos equipe capacitada, com médicos veterinários da Prefeitura, bem como os agentes de saúde pública, que também serão os auxiliares dos veterinários, sob plantão de 24 horas”.

Palmieri ressalta que os animais atendidos serão cães e gatos, que sejam errantes e/ou comunitários. “Os animais serão atendidos de forma emergencial. Por exemplo, se o cachorro errante for atropelado, o munícipe pode entrar em contato com o número do WhatsApp do SAMU Animal, que será disponibilizado para a população e enviar foto e/ou vídeo”.

Com isso, o secretário do Meio Ambiente e Defesa Animal explica que o veterinário que estiver de plantão fará uma triagem desse animal e verá se há necessidade de ir ou não ao local. Se sim, o veterinário acionará o SAMU Animal.

Previsão atendimento - Palmieri conta que a expectativa do serviço para a causa animal é muito boa, pois “é um pedido antigo de toda a causa animal, cujos protetores resgatavam os animais errantes e arcavam com os custos. Agora, vamos tirar custos desses protetores. O poder público vai resgatar, arcar com as despesas e, posteriormente. o colocará para adoção”.

O secretário ressalta a importância de o contato ser só via whatsapp. “Temos que ver a veracidade das informações. Se hoje passam trote para o SAMU, bombeiros, imagina para o SAMU Animal. Sabemos que a responsabilidade (do SAMU Animal) é tão grande quanto a vida do ser humano, mas as pessoas não entendem dessa forma. Por isso, antes de qualquer atendimento pelo novo serviço, vamos verificar a veracidade. As ferramentas que temos hoje, no caso do whatsapp, facilitam muito, pois estão inseridas entre toda a população".

Para o SAMU Animal se tornar realidade, os custos são da própria Prefeitura e o carro foi doado pela Secretaria da Saúde (Sesau).

Além disso, é imprescindível a contribuição dos munícipes por meio do Fundo Municipal de Amparo Animal (Fumpa). “100 por cento do que o Fumpa recebe é revertido para a causa animal”.

A contribuição para o FUMPA pode ser feita de duas formas: voluntária por meio do Imposto Predial e Território Urbano (IPTU), onde a pessoa paga R$ 15,00 (anual) ou por meio do depósito de qualquer quantia no Banco do Brasil, Agência 1263-7, Conta corrente 59797-X.

SAMU Animal Barueri - Palmieri esteve no dia 15 em Barueri para ver como funciona o SAMU Animal na Cidade. “Eles possuem Centro de Triagem e a cada dia crescem mais, com tendências novas”. Segundo o secretário, a expectativa de atendimento do SAMU Animal é de 8 a 10 animais por dia. “Infelizmente, devido ao abandono, temos muitos animais errantes nas ruas, necessitando de ajuda. Há também os Pets comunitários. Por isso, o poder público tomará a frente nesta questão”.