São Vicente ganha ‘arena’ com telão e ações para os jogos da Seleção Brasileira

Estrutura montada abrirá no dia da partida do Brasil contra o Marrocos e oferece atrações para toda a família

A imagem mostra a entrada e a área externa do Parque Cultural Vila de São Vicente, cenário onde acontecerá o evento mencionado no texto. Em destaque, à direita, há uma parede branca com telhado de barro colonial, exibindo o logotipo oficial do espaço pintado em tons escuros: um brasão estilizado com a inscrição "Parque Cultural Vila de São Vicente". À esquerda, uma alameda pavimentada é margeada por casinhas cenográficas de arquitetura colonial (paredes brancas, portas e janelas de madeira escura), com vasos de plantas decorativos e um banco de praça. Ao fundo e ao redor do complexo, há bastante vegetação, árvores altas e palmeiras sob um céu claro de dia.

Transmissão ao vivo na Vila de São Vicente impulsiona comércio local com feira de economia criativa e programação artística (PMSV/Divulgação)

São Vicente terá um espaço especial para transmitir as partidas da Seleção Brasileira em um telão. O evento acontecerá no Parque Cultural Vila de São Vicente, localizado na Praça João Pessoa, no Centro.

Continua após a publicidade

A programação contará com uma feira empreendedora e praça de alimentação. O público também poderá aproveitar oficinas, apresentações dos alunos do CRIAR e sessões especiais no Ponto MIS.

A abertura do evento está prevista para o sábado (13), às 17h. O início ocorre duas horas antes da estreia do Brasil contra o Marrocos.

Ações

Antes da partida, o espaço exibirá os filmes “Cine Pelé” e “O Menino, o recruta e o sargento”. A primeira obra mostra como contar histórias sobre o Rei do Futebol fortalece a identidade das periferias. O filme debate o cinema como ferramenta de expressão e pertencimento. Já o segundo curta relembra o cenário brasileiro na final da Copa do Mundo de 1950, perdida pela Seleção.

Continua após a publicidade

Programação

Confira a programação completa abaixo:

13/06 – 17h * Exibições: Cine Pelé + O menino, o recruta e o sargento (1h18)

Atividade: Aula de musicalização com o Maestro Guillen

Sinopse – Cine Pelé: O documentário sobre o eterno Rei Pelé apresenta como o cinema empodera a identidade das periferias. A obra deixa evidente que contar histórias tem o potencial de fortalecer as comunidades.

Continua após a publicidade

Sinopse – O menino, o recruta e o sargento: O curta-metragem relembra o cenário brasileiro na final da Copa de 1950. O país parou após a derrota traumática. Diante disso, um garoto, um recruta e um sargento lidam com a situação de maneiras silenciosamente interligadas. Entre figurinhas, fardas e fantasmas, os protagonistas vivenciam trajetórias de fé, luto e renascimento. A produção explora o potencial do futebol além do jogo.

19/06 – 17h

Exibições: Eu, Jogadora (55min) e, às 18h30, Subterrâneos do futebol (1h05)

Atividade: Aulão de Dança de Rua com o Instrutor Douglas Rebelo

Continua após a publicidade

Sinopse – Eu, jogadora: O filme revela os pensamentos da primeira técnica da seleção brasileira de futebol feminino. A obra traz os sentimentos de duas atletas olímpicas pioneiras e os sonhos de duas revelações da modalidade.

Sinopse – Subterrâneos do futebol: O documentário debate as práticas e os bastidores do futebol no Brasil. A produção aborda a imprensa, o jogador como mercadoria, a paixão popular e o futebol de várzea. Traz depoimentos do técnico Feola, da promessa Luiz Carlos de Freitas e uma entrevista com Pelé.

24/06 – 17h

Continua após a publicidade

Exibição: Ernesto no país do futebol (40min)

Atividade: Aulão de Jazz com o Instrutor Gabriell Victor

Sinopse – Ernesto no país do futebol: Em um Brasil onde a bola rola como linguagem universal, um olhar estrangeiro descobre que o futebol constrói identidade. Ernesto atravessa ruas e estádios para encontrar personagens que vivem o esporte como paixão e memória. Entre dribles e vozes, o filme revela um país que se reconhece no campo. A jornada discute cultura, pertencimento e o futebol como forma de entender o mundo.

Praia Grande

Praia Grande terá uma atração especial para quem quer conferir as partidas da Seleção Brasileira de uma forma diferente durante a Copa do Mundo de 2026. Batizado como “Arena Torcida PG+”, o espaço não apenas transmitirá os jogos, mas também receberá shows e as disputas da 68ª edição dos Jogos Regionais, que serão realizados no município.

Continua após a publicidade

O espaço será inaugurado justamente neste sábado (13), com a transmissão da partida entre Brasil e Marrocos, que marcará a estreia da Seleção na Copa. Logo após o término do jogo, haverá um show da banda Art Popular. A entrada é gratuita.