Cotidiano

São Vicente começa obra contra enchente no Jóquei Clube

Serão 300 metros de tubulação dupla lateralmente ao trecho do canal da Avenida Penedo que faz entroncamento com a Avenida Dom Duarte da Costa

Da Reportagem

Publicado em 24/07/2019 às 18:44

Atualizado em 24/07/2019 às 18:44

Compartilhe:

Sistema vai facilitar o escoamento do acúmulo de água na área / Divulgação/PMSV

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), iniciou a implantação de 300 metros de tubulação dupla (150 metros lineares) lateralmente ao trecho do canal da Avenida Penedo que faz entroncamento com a Avenida Dom Duarte da Costa, no Jóquei Clube.

Chamado de Corta-Rio, o sistema, implantado com recursos próprios do Município, vai facilitar o escoamento do acúmulo de água na área, após os períodos de chuva forte e maré alta na região.

Com a obra finalizada, será criado um desvio alternativo, por meio da tubulação dupla, para facilitar o escoamento da água que se acumulou, uma vez que, por ser uma das áreas mais baixas da região, permanece por mais tempo alagado, mesmo após o fim das chuvas e a baixa da maré.

"O trecho entre as avenidas Penedo e Dom Duarte da Costa sofre maior impacto com a demora do escoamento. Assim, estamos implantando as tubulações, que vão captar parte da água acumulada e conduzi-la para o Canal do Bugre. São duas redes de manilhas de 1,20 metro cada", explica o responsável pela Sedup, secretário Léo Santos.

O novo sistema vai ajudar no escoamento das águas, após a maré alta e as chuvas, que se acumulam em áreas do Jóquei Clube, Parque São Vicente e Catiapoã e desaguam no Canal do Bugre, que corta São Vicente e Santos.

Canal do Bugre – Léo Santos também lembrou que dois dos principais fatores para os alagamentos em São Vicente são, justamente, o estreitamento e a ocupação irregular da área da área na divisa entre São Vicente e Santos.

"Em São Vicente temos promovido várias ações para acabar com o estrangulamento sofrido pelo Canal do Bugre, anos atrás. Uma das medidas adotadas foi a retirada das famílias que viviam em moradias irregulares no local", destacou o secretário.

Ao todo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), retirou 580 famílias da área. Elas foram contempladas com unidades sociais no Conjunto Habitacional Tancredo Neves III.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Aves piromaníacas podem causar incêndios florestais; entenda

A informação faz parte de um estudo e foi publicada no periódico científico Journal of Ethnobiology

Diário Mais

Veja dicas para prevenir seus eletrodomésticos contra a maresia

A maresia pode acelerar a corrosão e danificar componentes internos e externos dos aparelhos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter