X

Cotidiano

São Vicente amplia segurança nas escolas

Projeto, inédito na Baixada Santista, foi lançado nesta quinta-feira (4)

Da Reportagem

Publicado em 05/04/2019 às 12:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A proposta foi idealizada pela Polícia Militar / Antonio Ferreira/Seicom/PMSV

Agir rápido e com tranquilidade pode fazer a diferença ao se adotar uma ação contra possíveis agentes agressores em escolas municipais. Esta foi uma das observações feitas nesta quinta-feira (4), durante a oficialização do projeto “Consolidação de Ações de prevenção primária nas escolas”, em São Vicente.

A ação especial é inédita na Baixada Santista e será um mecanismo a mais para a garantia de segurança dos 49 mil alunos, 2.400 professores e funcionários de outros setores das escolas da Rede Municipal de Ensino. O lançamento do projeto aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de mais de 150 profissionais da área de educação, entre diretores e professores.

O projeto vai promover a padronização de defesa em todo corpo discente (alunos) e docente (funcionários), quando estiverem expostos a ataques ou a situações graves de violência física e emocional.

A proposta foi idealizada pela Polícia Militar, por meio do 39º Batalhão da Polícia Militar de São Vicente, em parceria com a Assessoria de Segurança Pública Municipal, juntamente com a Secretaria de Ensino e a Delegacia de Ensino de São Vicente. A partir deste trabalho conjunto, a proposta é desenvolver palestras, promover treinamentos, elaborar fôlderes digitais, entre outros recursos para que haja uma mudança de comportamento e mais segurança no ambiente escolar. A proposta, inclusive, foi conhecida durante o lançamento do projeto.

Palestra - Coube ao capitão PM Michael, coordenador operacional do 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior (39º BPM/I), em São Vicente, falar sobre medidas que podem ser adotadas em caso de invasões ou atos impróprios ao ambiente escolar. Na exposição, o capitão citou a merendeira da escola Raul Brasil, em Suzano, que, recentemente, foi invadida por dois ex-alunos. O ato resultou na morte de estudantes, funcionários e dos dois invasores.

“Neste episódio, a merendeira da escola agiu rápido ao abrir a cozinha e abrigar alguns alunos no local, durante os ataques”, lembrou o capitão PM.

Para a secretária de Educação de São Vicente, professora Eugênia Marcondes, o projeto vai ajudar a ampliar o grau de segurança nas unidades de ensino. “As pessoas treinadas e preparadas, para agirem em momentos que requerem ações mais rápidas, serão mais assertivas nas decisões que tenham de tomar”, destacou.

Após a explanação sobre formas de assegurar a segurança, o major PM Dene Guimarães Martins, comandante do 39° BPM/I, respondeu a perguntas e explicou que os profissionais presentes tornaram-se agentes multiplicadores das medidas apresentadas.

“Eles vão ajudar a replicar essa ideia. Além disso, as escolas receberão material sobre como proceder para que a segurança de alunos, professores e demais funcionários seja garantida. As escolas também terão a oportunidade de solicitar treinamentos sobre o tema”, confirmou o comandante.

A partir do projeto, por meio de uma ação conjunta, haverá palestras, treinamentos, elaboração de fôlderes digitais, entre outros recursos para que haja uma mudança de comportamento e mais segurança no ambiente escolar.

 “Iniciativas como esta são enriquecedoras. São muito positivas”, comentou a professora Sidneia Lopes Escobar, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Área Continental (Cejacon)

Ações de segurança – A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), adota medidas para garantir a segurança nas escolas. Todas contam com vigilantes que fazem o controle de acesso. Os horários de entrada dos alunos são pré-determinados e o atendimento nas secretarias é feito separadamente da área interna, onde ficam alunos e professores.

No caso da Educação Infantil, há uma relação com os nomes dos pais ou responsáveis autorizados a pegar as crianças ao término da aula. A Seduc também realiza desde o início do ano letivo trabalho preventivo, de Cultura de Paz na rede municipal de ensino, envolvendo a comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, alunos e familiares).

As ações, coordenadas pelo Núcleo de Educação para a Cultura de Paz e Não Violência, são voltadas a combater a violência e o bulling, administrar conflitos, gerenciar relações interpessoais e incentivar valores como paz, respeito, diálogo entre outros.

Também são realizadas reuniões com professores. Nesta iniciativa, três eixos são focados pelo Núcleo: Formação em Justiça Restaurativa na Escola; Formação em Metodologias Colaborativas com foco no Envolvimento Comunitário para adolescentes integrantes dos Grêmios Estudantis e Criação e Execução de projetos voltados para a diminuição da evasão e infrequência escolar (Discussão, reflexão e cocriação de ações práticas).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter