Na descrição, a Time Out destaca a Barra Funda como a "alma alternativa" da capital paulista, onde o passado industrial se mistura a uma cena criativa e contemporânea / Reprodução
Continua depois da publicidade
A revista britânica Time Out elegeu a Barra Funda, em São Paulo, como o terceiro bairro mais “cool” do mundo, em ranking divulgado nesta quarta-feira (24). O distrito paulistano ficou atrás apenas de Jimbōchō (Tóquio, Japão) e Borgerhout (Antuérpia, Bélgica).
O levantamento é feito a partir de uma rede global de escritores e editores da revista, que indicam os locais mais vibrantes de suas cidades. A avaliação leva em conta fatores como vida noturna, gastronomia, arte, cultura e diversidade, além do incentivo a negócios independentes e preservação do caráter local.
Continua depois da publicidade
Segundo a publicação, os bairros selecionados são “lugares que representam a alma de nossas cidades, mantendo seu caráter único que atrai pessoas para viver, trabalhar e se divertir.”
Na descrição, a Time Out destaca a Barra Funda como a “alma alternativa” da capital paulista, onde o passado industrial se mistura a uma cena criativa e contemporânea.
Continua depois da publicidade
“No mesmo quarteirão, você encontrará concreto, trilhos de trem e uma boate cult. Antigos armazéns se transformaram em ateliês, cafés descolados agora ocupam antigas oficinas mecânicas e as festas são realizadas atrás de portões de ferro”, afirma o texto.
A revista recomenda um “dia perfeito” pelo bairro, que inclui café da manhã na A Baianeira, visita à galeria Mendes Wood, parada na loja de design Verniz, almoço no Mescla com direito a arroz de camarão e pudim da casa, e, à noite, drinques no Mamãe Bar ou no recém-aberto Água e Biscoito.
O Rio de Janeiro também aparece na lista com o bairro de Botafogo, na 29ª posição. O guia descreve a região como um lugar que “nunca para”, onde bares, restaurantes e cafés lotam as calçadas, especialmente à noite.
Continua depois da publicidade
Entre as recomendações gastronômicas estão casas como Miam Miam, Ferro e Farinha e o estrelado Lasai, além de cafés como o Dainer e o Cirandaia. A Time Out sugere ainda brunchs descontraídos e visitas a galerias de arte contemporânea.
Jimbōchō, Tóquio (Japão)
Borgerhout, Antuérpia (Bélgica)
Continua depois da publicidade
Barra Funda, São Paulo (Brasil)
Camberwell, Londres (Reino Unido)
Avondale, Chicago (EUA)
Continua depois da publicidade
Mullae-dong, Seul (Coreia do Sul)
Ménilmontant, Paris (França)
Nakatsu, Osaka (Japão)
Continua depois da publicidade
Vallila, Helsinque (Finlândia)
Labone, Accra (Gana)
Para especialistas, a presença de dois bairros brasileiros no ranking internacional reforça a visibilidade cultural e turística de São Paulo e Rio de Janeiro, colocando o país em evidência em um guia de referência mundial.
Continua depois da publicidade