X

Cotidiano

São Paulo corresponde a 40% de todos os presos do país

Déficit de vagas ainda é um dos principais problemas dos presídios, segundo o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/01/2014 às 19:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No Estado de São Paulo há cerca de 205 mil presos, o que corresponde a 40% de toda a população prisional do país. Segundo dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o número de vagas nas prisões de São Paulo é de 123.448, ou seja, há muitos mais presos do que celas.         

Para a assistente social do Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo (CRESS-SP), Nilva Regina Galletii, a superlotação das cadeias é uma das principais causas da violência dentro dos presídios. “Penso que são diversos fatores: a superlotação, hoje temos aproximadamente um déficit de 248 mil vagas no Brasil, a morosidade do Poder Judiciário em julgar benefícios, as facções criminosas presentes nas unidades prisionais, o desrespeito a pessoa humana”, comenta Nilva.

Apenas em 2013, foram 22 assassinatos registrados dentro das 158 prisões paulistas. Para a assistente social, o sistema prisional do Brasil está falido e deve ser gerenciado dentro de um contexto, não só no âmbito punitivo, mas também social.  “O sistema deve ser repensado como um todo, não podemos viver numa sociedade em que o encarceramento é a ‘solução dos problemas’. É necessário que o Poder Judiciário se comprometa com as mudanças necessárias”, diz a assistente.

O Estado de São Paulo corresponde a 40% de todos os presos do país (Foto: Arquivo/DL)

Nessa semana, o relatório anual da ONG Human Rights Watch, que divulga os avanços dos direitos humanos em todo o mundo, além de ressaltar os problemas sociais do Brasil, deu ênfase na situação dos presídios brasileiros. Segundo o estudo, as prisões brasileiras enfrentam grave situação de superlotação, violência e propagação de doenças.

Segundo Nilva, o problema é o esquecimento dos presos pelo Estado e pela sociedade. “Parece que esta questão social ‘não interessa’ ser discutida. Entendo que tivemos alguns avanços, pelo menos teoricamente, na questão defesa dos direitos humanos para todos e algumas leis e portarias voltadas para a área da saúde. Mas ainda temos um sistema carcerário deficitário, punitivo, no qual  o ser humano não faz parte de um sistema que o reintegra para sociedade, como deveria ser”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter