X

Cotidiano

Santos valida acordo de cooperação técnica com a Alemanha

O encontro entre o secretário de Meio Ambiente da cidade, Marcos Libório, e de representantes do Ministério do Meio Ambiente ocorreu na manhã de ontem

Vanessa Pimentel

Publicado em 28/03/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O objetivo é contribuir para a troca de informações e experiências em projetos voltados às mudanças climáticas / Rodrigo Montaldi/DL

Santos validou a participação em um projeto de cooperação técnica entre os governos do Brasil e da Alemanha, firmado há dois meses, que tem como objetivo contribuir para a troca de informações e experiências em projetos voltados às mudanças climáticas. O encontro entre o secretário de Meio Ambiente da cidade, Marcos Libório, e de representantes do Ministério do Meio Ambiente ocorreu na manhã de ontem.

Após a reunião, a equipe foi ver de perto o processo das obras contra a erosão que estão sendo realizadas na Ponta da Praia.

“Viemos conhecer por curiosidade em ver uma tecnologia nova sendo aplicada. Mas, uma coisa é a nossa parceria, outra é a curiosidade em torno desta obra. Essa reunião foi a primeira e de caráter técnico para começar a costurar essa cooperação”, esclareceu Celina Xavier de Mendonça, coordenadora geral da área de Adaptação À Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente.

Além de Santos, Salvador também integra a iniciativa entre os dois países. As cidades foram escolhidas porque já trabalham em futuros projetos que preveem as necessidades de adaptação às mudanças climáticas, além das características geográficas.

Com a validação, os dois municípios se tornam referências no acompanhamento, junto à Alemanha, de projetos relacionados às mudanças e adaptações ao clima.

“Essa cooperação permite, por exemplo, que técnicas usadas aqui e que tiveram sucesso possam ser replicadas em outros locais que estejam enfrentando um problema parecido”, explicou Libório.

O secretário também destacou que Santos foi a primeira cidade brasileira a apresentar um plano de adaptação às mudanças climáticas, em 2016, o que permitiu que o município fosse escolhido pelo Governo Federal para receber apoio técnico para aprimorar esses estudos.

“Essas iniciativas nos ajudam a formatar acessos a futuros recursos advindos do Ministério do Meio Ambiente, o que permitirá que as ações do Plano sejam colocadas em prática e da melhor forma possível”. Libório também informou que no mês que vem será encaminhado um ofício com as prioridades do Plano de Adaptação.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter