Banner gripe

Santos vai ganhar centro de referência de judô e lutas

Com esse propósito, foi lançado esta semana (29) o edital de licitação para construir o Centro de Referência de Judô e Lutas, como anexo da Arena Santos

Comentar
Compartilhar
03 MAI 2019Por Da Reportagem04h30
O ginásio na Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias, vai integrar todos os agentes que atuam no desenvolvimento do judô e de outras modalidadesFoto: Divulgação/PMS

Criar infraestrutura esportiva voltada para judô e outras modalidades olímpicas de lutas como caratê, taekwondo e luta olímpica, onde os praticantes encontrem um ambiente ideal para prática e desenvolvimento desportivo. Com esse propósito, foi lançado esta semana (29) o edital de licitação para construir o Centro de Referência de Judô e Lutas, como anexo da Arena Santos.

O ginásio na Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias, vai integrar todos os agentes que atuam no desenvolvimento do judô e de outras modalidades de lutas, em alto rendimento e também para iniciação esportiva. Permitirá maior interação entre atletas e professores, e a disseminação das melhores práticas desportivas, de maneira a elevar ainda mais o desempenho dos atletas do Município nas competições nacionais e internacionais.

Projeto

O ginásio será erguido com 1.420 m², contemplando área para prática esportiva com possibilidade de realização de competições oficiais, incluindo conjunto de vestiários masculino, feminino e PCD (pessoa com deficiência); sanitários masculinos, femininos, masculino PCD e feminino PCD para o público; sala de administração e arquibancadas com aproximadamente 400 lugares.

O novo edifício, totalmente acessível e composto por térreo mais o mezanino, será implantado em área remanescente dentro do Complexo Arena Santos. O acesso ao ginásio será compartilhado com a Arena, tanto para pedestres como para veículos. O projeto é de autoria do arquiteto Ronald do Couto Santos, da pasta de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

Sustentabilidade

Quanto à sustentabilidade, o novo ginásio foi projetado prevendo um sistema de reúso de água de chuva, além de soluções que privilegiam iluminação e ventilação natural, reduzindo os gastos com climatização e iluminação artificial, o que impacta diretamente nas contas de energia elétrica.

Considerando que a implantação do edifício será no Complexo Arena Santos, o equipamento se utilizará das infraestruturas já existentes, quanto a fornecimento de energia elétrica (CPFL), fornecimento de água e coleta de esgoto (Sabesp), telefonia (concessionárias existentes no local) e drenagem (rede municipal).

Investimento

Para erguer o Centro de Referência de Judô e Lutas serão investidos R$ 4.941.374,45, recursos de convênio federal, por intermédio do Ministério dos Esportes. A empresa que vencer a licitação deverá executar a obra no prazo de 18 meses, incluindo material, mão de obra e equipamentos. A obra terá o gerenciamento da Siedi.

Colunas

Contraponto