X

Cotidiano

Santos tem queda de 97% nos casos de dengue

Neste ano foram registrados 29 casos de dengue, 11 de chikungunya e um de zika. Ao longo de 2016, foram 1.234 casos de dengue, 32 de chikungunya e sete de zika

Da Reportagem

Publicado em 01/11/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Performance artística sobre dengue para sensibilizar crianças sobre a importância do combate ao Aedes aegypti / Divulgação/PMS

Os casos de dengue em Santos caíram 97,7% nos primeiros dez meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano ­passado. Os casos de chikungunya e zika vírus também apresentam queda: respectivamente 65,6% e 85,7%. Neste ano, segundo a Prefeitura de Santos, foram registrados 29 casos de dengue, 11 de chikungunya e um de zika. Ao longo de 2016, foram 1.234 casos de dengue, 32 de chikungunya e sete de zika.

No ano anterior, a dengue foi ainda pior: 3.614 notificações, enquanto a chikungunya teve oito ¬-não houve nenhum de zika.  Mesmo assim, os cuidados e o combate ao mosquito transmissor, Aedes aegypti, não param e são redobrados na primavera- com a volta do calor e das chuvas, que são favoráveis ao mosquito.

Neste ano, a Prefeitura realizou 14 mutirões de combate ao mosquito no Boqueirão, Encruzilhada, Estuário, Ponta da Praia, Macuco, Aparecida, Gonzaga, Pompeia, José Menino, Vila Mathias, Areia Branca, Marapé, São Jorge, Caneleira, Saboó e Vila Haddad.

No último deles, no sábado (28) no Estuário e Macuco foram vistoriados 1,5 mil imóveis e achados oito focos do vetor.

Além das visitas de casa em casa, os agentes de controle de vetores percorrem durante todo o ano os imóveis especiais, que são os locais de grande movimento como hotéis, prédios públicos, igrejas e shoppings, e os pontos estratégicos (terrenos, obras, borracharias, ferros-velhos, cemitérios etc).

Com o objetivo de formar multiplicadores, a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Seção de Controle de Vetor, faz palestras e monta estandes em escolas, empresas, feiras shoppings, eventos etc.

Em julho, uma animação produzida pelas secretarias de Comunicação e Secretaria de Saúde, sobre maneiras de combate ao Aedes e às doenças transmitidas pelo inseto, foi exibida antes de cada sessão do filme brasileiro Detetives do Prédio Azul, no Cine Roxy 5.

Denúncias de imóveis com possíveis focos do mosquito  podem ser feitas pelo Disque Dengue: 3225-8680 e 0800-7706869.

Dicas para ajudar no combate ao Aedes

Não deixe acúmulo de água;
Ponha areia nos vasos das plantas;
Em banheiros pouco usados com ralos que não fecham, o ideal é cortar uma tela e colocar por baixo da grade do ralo;
Outra solução é colocar água sanitária no ralo a cada 15 dias. A proporção é de uma colher de sopa de água sanitária para cada cinco litros de água (outra alternativa é fazer o mesmo procedimento com sal de cozinha. Duas colheres para cada litro de água parada);
Faça furos nos pneus velhos;
Cuidado com a caixa d’água (manter sempre fechada  com tampa adequada);
Remova folhas e galhos das calhas;
Evite cultivar plantas aquáticas;
Mantenha latas e garrafas viradas para baixo;
Use telas protetoras;
Cuide das piscinas;
Preste atenção ao lixo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter