X
Cotidiano

Santos-SUS completa um ano com 2.500 formados

O objetivo da iniciativa é capacitar e integrar profissionais, estudantes e voluntários que prestam serviços nas unidades municipais

Foram realizados aproximadamente 70 grupos de formação / Divulgação/PMS

Implantado há um ano, o programa SantosSus – acolha essa ideia já preparou cerca de 2.500 alunos para atuarem como estagiários na rede pública de saúde. Neste período, foram realizados aproximadamente 70 grupos de formação.

O objetivo da iniciativa é capacitar e integrar profissionais, estudantes e voluntários que prestam serviços nas unidades municipais.

Responsável pelo projeto, a enfermeira Márcia Frigério, da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que a equipe que coordena o trabalho foi selecionada para apresentar o programa no 32ª Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que ocorrerá na semana que vem, em Rio Claro. O projeto também concorre ao 8º Prêmio David Capistrano. "Gestores de todo o Estado poderão conhecer e implantar ideias como essas em suas cidades. Isso fortalece ainda mais o serviço público".

Para ela, a formação voltada aos estudantes é fundamental para aperfeiçoar o atendimento da rede pública. "Eles adquirem um conhecimento mais próximo de seu convívio. Muitas vezes, na faculdade, eles não conhecem informações técnicas da cidade e região que vão trabalhar".

Na manhã desta quarta-feira (11), uma turma de 40 pessoas participou do mais recente encontro, realizado no Centro Administrativo (Centro). Uma das participantes, a estudante de Medicina Ana Carolina Lemes, disse que a palestra é bem completa. "Foi bom ver que para termos um SUS melhor, todos precisam se envolver. Também percebi que muitas pessoas dizem que não usam o sistema público de saúde, mas não sabem que ele está presente em nossas vidas todos os dias".

A futura enfermeira Adriana de Souza Duarte comentou que este tipo de debate é muito útil para o estudante. "Tudo o que aprendi em sala de aula foi complementado com essas explicações".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande recebe quarta edição do Meeting Arq Experience

Evento, que este ano tem entrada social, reúne grande nomes da arquitetura nacional abordando temas como marketing, empreendedorismo, sustentabilidade e inclusão

Santos

Arena Festival traz Zimbra, Scalene, Dead Fish e mais atrações do rock nacional

Ao todo, sete atrações tocam a partir do meio-dia de sábado (13) até a madrugada de domingo (14), no Arena Club, em Santos; ingressos podem ser comprados pelo site do Articket

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software