X
Cotidiano

Santos-SUS completa um ano com 2.500 formados

O objetivo da iniciativa é capacitar e integrar profissionais, estudantes e voluntários que prestam serviços nas unidades municipais

Foram realizados aproximadamente 70 grupos de formação / Divulgação/PMS

Implantado há um ano, o programa SantosSus – acolha essa ideia já preparou cerca de 2.500 alunos para atuarem como estagiários na rede pública de saúde. Neste período, foram realizados aproximadamente 70 grupos de formação.

O objetivo da iniciativa é capacitar e integrar profissionais, estudantes e voluntários que prestam serviços nas unidades municipais.

Responsável pelo projeto, a enfermeira Márcia Frigério, da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que a equipe que coordena o trabalho foi selecionada para apresentar o programa no 32ª Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que ocorrerá na semana que vem, em Rio Claro. O projeto também concorre ao 8º Prêmio David Capistrano. "Gestores de todo o Estado poderão conhecer e implantar ideias como essas em suas cidades. Isso fortalece ainda mais o serviço público".

Para ela, a formação voltada aos estudantes é fundamental para aperfeiçoar o atendimento da rede pública. "Eles adquirem um conhecimento mais próximo de seu convívio. Muitas vezes, na faculdade, eles não conhecem informações técnicas da cidade e região que vão trabalhar".

Na manhã desta quarta-feira (11), uma turma de 40 pessoas participou do mais recente encontro, realizado no Centro Administrativo (Centro). Uma das participantes, a estudante de Medicina Ana Carolina Lemes, disse que a palestra é bem completa. "Foi bom ver que para termos um SUS melhor, todos precisam se envolver. Também percebi que muitas pessoas dizem que não usam o sistema público de saúde, mas não sabem que ele está presente em nossas vidas todos os dias".

A futura enfermeira Adriana de Souza Duarte comentou que este tipo de debate é muito útil para o estudante. "Tudo o que aprendi em sala de aula foi complementado com essas explicações".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Recuperado da covid-19, Carille comanda treino, mas não irá a campo neste sábado

Carille só poderá comandar o Santos no clássico contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, às 21h35, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela terceira rodada do Estadual

Política

Lula celebra fim do caso tríplex e ataca Moro

A juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, arquivou o processo contra o ex-presidente em decisão tomada nesta quinta-feira (27). Na ação, o ex-presidente era acusado de lavagem de dinheiro e corrupção

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software