Santos retoma vacinação contra febre amarela hoje

Ontem, o Município recebeu 3,5 mil doses do Estado, que permitirão aos postos voltarem a oferecer a vacina, já que o estoque anterior havia se esgotado

Comentar
Compartilhar
17 JAN 2018Por Da Reportagem11h01
A vacinação contra a febre amarela será retomada nesta quarta-feira (17) nas quatro policlínicas que já vinham atendendo a populaçãoFoto: Rogerio Bomfim/Divulgação/PMS

A vacinação contra a febre amarela será retomada nesta quarta-feira (17) nas quatro policlínicas que já vinham atendendo a população: Vila Mathias, Ponta da Praia, Aparecida e Centro de Saúde Martins Fontes.

Ontem, o Município recebeu 3,5 mil doses do Estado, que permitirão aos postos voltarem a oferecer a vacina, já que o estoque anterior havia se esgotado.

Essas vacinas, porém, são voltadas apenas às pessoas que irão viajar para regiões onde a doença está circulando. Para quem não sairá da Baixada, a recomendação é aguardar a campanha, que foi antecipada pelo governo do Estado para o dia 29 de janeiro até 17 de fevereiro. O calendário anterior era de 3 a 24 de fevereiro.

Quem precisa do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para entrar em algum país deve procurar o Centro de Orientação ao Viajante (COV) que funciona na Policlínica da Aparecida, com documentação que comprove a viagem.

“É importante se imunizar com, no mínimo, 10 dias de antecedência para que o organismo inicie a produção de anticorpos no início da viagem. Quem já tomou a vacina contra a febre amarela em algum momento da vida não precisa se imunizar novamente”, reforça Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

No período pré-campanha, as doses estarão disponíveis, de segunda a sexta-feira, na Policlínica da Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728), das 11 às 15h; Policlínica da Ponta da Praia (Praça 1º de Maio s/nº), das 16 às 19h; Centro de Saúde Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40), das 9h às 13h; e Policlínica da Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284), das 9 às 13h.