X
Cotidiano

Santos regulamenta uso de colar que identifica deficiências não visíveis

A entrega marcou a regulamentação sobre o uso do registro, publicada também nesta data, no Diário Oficial

Colar Girassol facilita a identificação de pessoas com deficiências não visíveis / Isabela Carrari/PMS

O artista Victor Gabriel dos Santos Soares Imbernon Cortez, 19, que tem autismo, recebeu da Prefeitura, nesta sexta-feira (3) o Colar Girassol, documento que facilita a identificação de pessoas com deficiências não visíveis. 

A entrega marcou a regulamentação sobre o uso do registro, publicada também nesta data, no Diário Oficial, e ocorreu na abertura da exposição 'Ressignificando emoções através da minha arte', com trabalhos do artista, e que fica aberta a visitação no Paço Municipal até o próximo dia 8. 

O documento, que foi entregue pelo prefeito Rogério Santos, auxilia na identificação de pessoas com deficiências ocultas como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, fobias, entre outras, em estabelecimentos, facilitando o atendimento prioritário deste público, até mesmo em situações de estresse, quando são mais propensos a ter crises.

Os detalhes a respeito da solicitação do acessório podem ser conferidos no próprio edital de regulamentação.
Também nesta sexta, começou a campanha de conscientização e sensibilização em relação ao uso do colar, com distribuição de cartazes em unidades de saúde, rodoviária, shoppings, estabelecimentos comerciais, escolas, entre outros.

As obras de Victor "demonstram o que ele estava sentindo naquele momento e contam a passagem da vida. Eles mostram um pouquinho de cada situação que ele enfrentou e apresentam uma parte dele", explicou a mãe do rapaz, Cristina Fernandes dos Santos Soares. Os trabalhos também trazem temas como a natureza e o Natal. 

O prefeito Rogério Santos falou sobre a importância do trabalho do jovem. "Ele é um artista e esse trabalho precisa ser sempre valorizado. Eu gostaria de agradecer em nome de todos os santistas pela contribuição dele com o Centro de Santos. Muita gente vai poder vir aqui e ver que a Cidade tem grandes artistas que inspiram outras pessoas com suas histórias".

Após o encerramento da exibição no saguão do Paço, a mostra seguirá para o Shopping Parque Balneário (Gonzaga). A regulamentação do Colar Girassol e a exposição estão inseridas na programação da Virada Inclusiva e na do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Caso de mulher detida após xingar Bolsonaro será investigado em inquérito, decide Justiça

A decisão acata pedido do Ministério Público Federal (MPF), que apura suposta abordagem indevida e abusiva dos policiais rodoviários federais e policiais federais

Eleições 2022

Após Moro dizer que Lula 'arregou', PT afirma que não dará holofotes a ex-juiz

Em postagem no Twitter, Moro disse que Lula "arregou" ao pedir para o partido desistir por ter "medo das verdades incômodas que iriam surgir"

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software