O imunizante passará a ser produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Santos recebeu, nesta terça-feira (26), 7.340 doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. As doses chegaram por volta das 10h30 à Central de Logística montada na Arena Santos, escoltadas pela Polícia Militar.
A previsão é que a Secretaria Municipal de Saúde inicie a distribuição das doses na tarde desta terça-feira às instituições de saúde do município, para que sejam aplicadas em profissionais de saúde não contemplados com a CoronaVac, que foi distribuída na última semana.
Continua depois da publicidade
Este novo lote de vacinas que o município recebeu faz parte dos 2 milhões de doses importadas da Índia pelo governo federal, que as repartiu aos Estados e estes, por sua vez, encaminhou aos municípios. O imunizante passará a ser produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Inicialmente, está prevista a aplicação de duas doses da vacina de Oxford, com intervalo de 12 semanas.
Continua depois da publicidade
"A chegada dessas doses foi um grande presente de aniversário para a cidade de Santos. Seguimos a orientação do governo do Estado e devemos priorizar os profissionais de saúde neste momento", afirma o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta.
Grupos prioritários
De acordo com levantamento do governo estadual, a cidade de Santos tem 23.885 profissionais de saúde. São pessoas que devem receber prioritariamente as doses contra a covid-19.
Em virtude da quantidade restrita recebida pelo município de Santos, os profissionais que atuam no contato direto com pacientes de covid-19 foram priorizados. Cada hospital, unidade de pronto atendimento e Samu recebeu cerca de 20% do total de vacinas inicialmente solicitado à Prefeitura, de forma a priorizar os trabalhadores da linha de frente.
Continua depois da publicidade
Das 9.560 doses de CoronaVac recebidas pela Prefeitura de Santos, 2.413 foram destinadas aos idosos que mora em casas de repouso e 7.146 às instituições de saúde (hospitais, unidades de pronto atendimento e Samu).
O Governo do Estado garantiu o envio de mais doses da Coronavac, para assegurar o esquema completo de vacinação de quem já tomou a primeira dose.