X
Cotidiano

Santos realiza a 1ª Caminhada da Prematuridade

No próximo domingo, 11, Santos se vestirá de roxo em prol da 1ª Caminhada da Prematuridade Santos, que pretende reunir mais de 300 pessoas na Rua de Lazer da Avenida da Praia com percurso da Concha Acústica (Canal3) em direção à Praça das Bandeiras. A ação, organizada pela ONG Prematuridade.com, referência sobre o tema no país, e diversas entidades de saúde da região, busca dar visibilidade à prematuridade, principal causa de mortalidade infantil no Brasil. O país é 10o país no ranking mundial da prematuridade onde mais de 12% dos partos realizados são de prematuros.

A taxa de prematuridade em Santos gira em torno de 10% do total de partos. No ano de 2015, do total de 4.513 nascimentos de residentes do Município, houve 490 bebês prematuros (até 36 semanas de gestação), o que representa uma taxa de 10,8%. Em 2016, foram 4.768 nascimentos, com 427 prematuros (8,95%); em 2017, 4.887 nascimentos e 440 prematuros (9%).*

Com cerca de 300 mil bebês nascidos anualmente no país com menos de 37 semanas de gestação, o nascimento antes desse período é responsável por 53% dos óbitos registrados pelo Ministério da Saúde no primeiro ano de vida dos bebês.

Bebês com Muito Baixo Peso ao Nascer – MBPN - são frágeis do ponto de vista clínico e podem sofrer os efeitos de diversas complicações como malformação congênita, deficiências auditivas e visuais, disfunção reativa das vias aéreas (asma), deficiências de crescimento e distúrbios de comportamento. Cerca de 10% dos bebês com MBPN sofrem de paralisia cerebral.

Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo, obesidade e desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Quem organiza a caminhada a ONG Prematuridade.com, profissionais de saúde que atuam nas unidades neonatais da Baixada Santista e apoio da Santa Casa de Santos. Haverá participação de mães com seus bebês nascidos prematuros, além de adultos que também foram prematuros e hoje compartilham a experiência em prol da causa.

"A ação da ONG Prematuridade.com em Santos faz parte de uma mobilização nacional com caminhadas de conscientização em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife. Queremos que cada vez mais pessoas se engajem na causa. Esperamos os participantes vestidos de roxo, colorindo a avenida da praia com balões para ampliar a conscientização sobre o tema", comenta Aline Hennemann, vice-diretora executiva Prematuridade.com.

Serviço:

O QUE: 1ª Caminhada da Prematuridade em Santos
QUANDO: Domingo, dia 11/11/2018
LOCAL: Saída Concha Acústica e chegada à Praça das Bandeiras
HORÁRIO DE CONCENTRAÇÃO: às 9:00 horas

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Prazo para Prefeitura de Santos eliminar cargos comissionados chega ao fim

Segundo Portal da Transparência, a Prefeitura mantém 319 comissionados e 10.882 funcionários de carreira (concursados)

Transporte público pode parar em Cubatão

A Viação Fênix, que opera o transporte coletivo no Município, não assinou, até esta segunda-feira (25), o acordo coletivo acertado verbalmente com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software