X

Cotidiano

Santos: projeto que permite à Guarda Municipal apreender aparelhos sonoros é aprovado

Projeto de Lei de autoria do vereador Fabrício Cardoso segue para sanção ou veto do Prefeito Municipal

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2021 às 17:29

Atualizado em 26/02/2021 às 17:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

pProjeto de Lei 34/2020, que permite à Guarda Municipal fazer a apreensão de equipamentos sonoros, foi aprovado / Nair Bueno/DL

A Câmara de Santos aprovou o Projeto de Lei 34/2020, que permite à Guarda Municipal e demais agentes fiscalizadores fazer a apreensão de equipamentos sonoros. O PL de autoria do vereador Fabrício Cardoso (Podemos) seguirá para sanção ou veto do Prefeito Municipal Rogério Santos.

De acordo com o texto, a perturbação do sossego e bem-estar público por “ruídos, algazarras, barulhos ou sons de qualquer natureza” é tratada na Lei Municipal n.º 3531/ 968, que institui o Código de Posturas do Município. No entanto, a atual legislação não prevê a apreensão por parte da GCM e demais órgãos fiscalizadores dos equipamentos sonoros causadores da perturbação, o que limita a ação das autoridades. Além da multa já prevista, o equipamento sonoro só poderá ser liberado após pagamento da sanção imposta ao infrator.

Segundo Cardoso, a legislação não atinge equipamentos utilizados em atos sindicais ou políticos, bem como artistas de rua que, de forma individual, exibam o seu trabalho nas vias e logradouros públicos, mas sim responsabilizar e penalizar pessoas que descumprem com a Lei.  Em debate na segunda discussão, foram apresentadas duas emendas ao projeto, sendo uma de Cardoso e a outra do vereador Francisco Nogueira (PT), buscando resguardar tais atos e artistas. As duas emendas seguiram para a análise das comissões da Casa Legislativa.

“O intuito é fortalecer a condição da Guarda Municipal de poder recolher os equipamentos em situações extremas. É uma medida para que essas pessoas pensem antes de perturbar o sossego de um idoso ou qualquer outra pessoa. No ano passado, cansei de receber vídeos com sons nas alturas, de madrugada, seja na praia, no morro ou em qualquer outra região da Cidade. Com relação ao valor que será pago para a devolutiva do equipamento, o Executivo poderá encaminhar para um fim mais nobre", explica o parlamentar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter