X

Cotidiano

Santos: Obras da segunda fase do VLT avançam para a Rua Campos Mello

A liberação da nova etapa das obras foi anunciada nesta segunda-feira (9) pela Prefeitura e consistirá na restruturação de drenagem, repavimentação de pista e reforma de calçadas da via

Da Reportagem

Publicado em 10/08/2021 às 13:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Obras da 2ª fase do VLT já começaram e agora avançam para mais uma etapa / Divulgação/PMS

A implantação da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chega, na próxima semana, à Rua Campos Mello, na Encruzilhada. A liberação da nova etapa das obras foi anunciada nesta segunda-feira (9) pela Prefeitura e consistirá na restruturação de drenagem, repavimentação de pista e reforma de calçadas da via.

O anúncio ocorreu após reunião do prefeito Rogério Santos com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, no Paço Municipal. Para o representante do governo do Estado, o desafio no momento é acelerar os trabalhos. “Essa é uma intervenção urbana que mexe com a vida de muitas pessoas, sobretudo do comércio e da prestação de serviço. Então, temos feito um acompanhamento bem próximo para que haja uma evolução satisfatória”. A expectativa é de que o trecho entre em funcionamento até o fim de 2022.

Segundo Baldy, o cronograma foi prejudicado por conta dos efeitos econômicos da pandemia de covid-19. “Falta plástico pelo mundo inteiro. Houve alta no preço de alumínio e de cimento e de várias matérias-primas utilizadas em obras de infraestrutura”, explicou.

APOIO E DESENVOLVIMENTO

Com a presença de técnicos das áreas de obras e trânsito da Prefeitura, a reunião teve como objetivo o acerto de questões logísticas para execução dos serviços. “A partir de alguns ajustes que foram feitos com o governo do Estado, conseguimos avançar em relação à abertura de frentes na Rua Campos Mello, uma via arterial da nossa cidade”, disse o prefeito Rogério Santos.

Par ele, a ampliação do modal de transporte será fundamental para algumas áreas do Município. “Este será um dos incentivos ao desenvolvimento econômico da Região Central. Quando a gente fala em moradia, universidades e entretenimento, temos que ter transporte de qualidade e o VLT é o que há de mais moderno”.

SEGUNDA FASE

Com investimento de R$ 217,7 milhões do governo do Estado, essa fase do VLT contempla 14 estações, com oito quilômetros de extensão. O trajeto liga a Linha 1, a partir da Avenida Conselheiro Nébias, ao Centro da Cidade, passando pelas ruas Campos Melo, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição e Luiz de Camões, além de locais de interesse público como o Mercado Municipal, o Poupatempo e o Terminal Valongo.

Com 2,65 metros de largura e 44 metros de comprimento, cada composição do VLT tem capacidade para 400 usuários. Todos os vagões possuem ar-condicionado e piso baixo. A velocidade varia entre 25 e 80 quilômetros por hora. A estimativa é de que o consumo de energia com este tipo de transporte seja 2,6 vezes inferior em comparação aos ônibus e 5,4 vezes menor em relação aos carros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter