X

Cotidiano

Santos Novos Tempos: galeria e estação elevatória irão beneficiar moradores da Zona Noroeste

A prefeitura iniciou a limpeza e a retificação do leito do canal da rua Haroldo de Camargo, para implantação da galeria fechada de 630 metros.

Publicado em 13/01/2014 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prefeitura já iniciou a limpeza e a retificação do leito do canal da rua Haroldo de Camargo, na Zona Noroeste (divisa com São Vicente), para implantação da galeria fechada de 630 metros de extensão, onde atualmente é uma espécie de vala. Ao final da via, na confluência com a Flor Horácio Cyrilo, também está em andamento a troca de solo, preparatória para a construção da futura estação elevatória com comporta e três bombas, que terá capacidade de armazenamento e vazão de até 6 mil litros de água por segundo para o Rio dos Bugres.

Os trabalhos fazem parte das obras de macrodrenagem da primeira fase do programa Santos Novos Tempos, maior intervenção do tipo no país. Outra frente de trabalho do consórcio Mendes/Terracom, responsável pela obra sob supervisão da Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), se concentra na limpeza e preparação do terreno para a implantação da comporta no caminho São José (Rádio Clube), na direção da rua Kleiber Facundo Leite.

Dragagem
Até o final deste mês terá início a dragagem do Rio São Jorge. A obra integra a segunda fase do ‘Santos Novos Tempos’ e será realizada pela empresa Submar, vencedora de licitação, compreendendo 3 mil metros de extensão, entre a foz do canal da rua Roberto Molina Cintra (divisa do Bom Retiro e Santa Maria) até a confluência dos rios dos Bugres e Casqueiro. A previsão é que sejam retirados 165 mil m³ de materiais submersos e aumento da profundidade do canal de 40 cm para 3 metros. O custo é de R$ 16,4 milhões e a duração de 18 meses.

Destaque
Estação elevatória com comporta: quando a maré estiver alta, a comporta ficará fechada para evitar o avanço do rio. Na maré baixa e chuva, será aberta para vazão da água ao estuário. Já em caso de maré alta e chuva, as bombas serão acionadas para armazenar até 6 mil litros de água e realizar a transposição ao rio.

Comissão transitória irá licitar segunda fase de obras
Mais um passo foi dado para a segunda fase de obras da macrodrenagem. A prefeitura publicou decreto que institui a comissão especial e transitória de licitação, ligada à Siedi (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações), para a contratação de empresa que fará a construção e implantação das intervenções de infraestrutura. Esta etapa contará com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Drenagem, do governo federal, e o processo seguirá os trâmites da Lei 8.666/1993 (Lei de Licitações), devendo terminar no primeiro semestre.

Foto: Francisco Arrais

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter