Cotidiano

Santos lança ações educativas para prevenir acidentes de trânsito

Da Reportagem

Publicado em 01/05/2022 às 20:03

Compartilhe:

Divulgação/PMS

“Juntos Salvamos Vidas” é o tema das ações do Maio Amarelo, movimento de âmbito internacional que mobiliza a sociedade e o poder público para soluções capazes de tornar o trânsito mais seguro e humano. Para mais essa edição, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) lançará vídeo educativo e um novo programa de palestras para empresas, ambos sobre posturas de adequadas para a circulação de pedestres e condutores.

Santos chega a este Maio Amarelo motivada por resultados alcançados na preservação de vida, pois conseguiu, em cinco anos, reduzir em 62,7% as mortes em acidentes na sua malha viária. Conforme dados do Infosiga, o sistema de gerenciamento do programa Respeito à Vida, do governo estadual, no ano passado a Cidade registrou o menor número de óbitos no período, com 16 casos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

Em 2017, foram 43 vítimas fatais. Mesmo considerando apenas os dois últimos anos (2020 e 2021), a queda na fatalidade também é expressiva: 53%. A análise do biênio mostra, ainda, que o número de óbitos regrediu acima de 50% em quatro das cinco formas de locomoção apuradas: moto, pedestre, automóvel e bicicletas.

SEGURANÇA NO FOCO

Para o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antonio Carlos Silva Gonçalves, a redução das mortes no trânsito é um estímulo à sequência do trabalho desenvolvido na Cidade também no Maio Amarelo. “Uma vida que seja perdida deve ser lamentada, mas a queda de ocorrências fatais demonstra que ter um trânsito mais seguro é, sim, viável e um objetivo a ser buscado continuamente, num esforço conjunto do poder público e da sociedade”.

Em Santos, a Prefeitura, por meio da CET, mira esse propósito por meio de intervenções de engenharia viária, como a revitalização da sinalização, implantação de novos projetos (como rotatórias e lombofaixas) e outras medidas que facilitem e tornem mais seguros os deslocamentos de pedestres e motoristas. E mais: as ações de monitoramento e fiscalização dos agentes de trânsito, para coibir o desrespeito à legislação e evitar acidentes.

MAIO AMARELO

Uma das novas ações que a companhia lança no mês do Maio Amarelo é um novo programa de palestras para empresas, que poderão, de acordo com as características e necessidades dos seus colaboradores, escolher entre cinco temas: Legislação de trânsito, Alterações no Código de Trânsito e seus impactos, Direção Defensiva, Acidentes de Trânsito e Sipat´s (especificas para semana interna de prevenção a acidentes). As empresas interessadas poderão entrar em contato pelo e-mail [email protected] e obter mais detalhes.

Ainda dentro do mês dedicado à segurança no trânsito, um novo vídeo educativo será lançado com dicas de comportamento seguro específica para cada um dos segmentos de usuários das vias públicas: pedestre, ciclista, motociclista e motorista. A peça será veiculada no portal da companhia e redes sociais da Administração Municipal.

Óbitos em Santos nos últimos cinco anos (- 62%)

2017- 43
2018- 41
2019- 27
2020- 34
2021- 16

Fonte: Infosiga

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Detran confirma que pão de forma pode alterar teste de bafômetro ; VEJA VÍDEO

Assunto gerou polêmica nas redes sociais e levantou diversas dúvidas

Polícia

Homem é preso com entorpecentes em Mongaguá

Ocorrência faz parte de uma série de operações que visa atrapalhar o andamento do comércio de drogas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter