X

Cotidiano

Santos lança 1º Núcleo de Justiça Restaurativa em Legislativo do Brasil

Modelo visa a resolução de conflitos através do diálogo para evitar a judicialização; sala foi instalada no térreo

Vanessa Pimentel

Publicado em 12/07/2019 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O lançamento foi ontem na Câmara para comemorar o Dia Municipal da Justiça Restaurativa / Nair Bueno/DL

A Câmara Municipal de Santos é a primeira do Brasil a instalar, em suas dependências, um núcleo para trabalhar conflitos através da Justiça Restaurativa. O lançamento foi realizado em sessão solene para homenagear o Dia Municipal da Justiça Restaurativa, comemorado ontem.

A Justiça Restaurativa é uma técnica que propõe resolver conflitos através do diálogo. Por exemplo: vizinhos que não se dão bem, mas estão dispostos a tentar resolver a situação antes de judicializar o caso. Também pode ser aplicada em casais com histórico de brigas, pais e filhos que se afastaram por motivos pessoais, ou até mesmo com um menor infrator e a pessoa vítima do crime cometido por ele.

A prática é aplicada, principalmente, para prevenir que pessoas que cometeram crimes de menor gravidade voltem a cometer ações neste sentido.

Método

Durante as sessões as cadeiras são dispostas em círculo e os envolvidos convidados a conversarem, sempre com a presença dos profissionais que acompanham o caso. "Ao se colocar no lugar do outro, fica mais fácil agressor e vítima entenderem o impacto que suas atitudes têm sobre a vida do outro", explica Liliane Claro de Rezende, Coordenadora do Programa Municipal de Justiça Restaurativa de Santos. Vale ressaltar que a Justiça Restaurativa não é abolicionismo penal, apenas busca romper com o monopólio do modelo atual, chamado Justiça Retributiva, e propor novas formas de solucionar conflitos, com um olhar mais humano e sem uso de violência.

Na modelo retributivo, quem comete um crime precisa ser punido. Mas, cadeias superlotadas e a falta de ações que trabalhem de forma efetiva mudanças no comportamento dos presos, mostram que é preciso repensar as penas aplicadas aos infratores das leis. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, 70% dos presos voltam a cometer crimes no Brasil.

Como vai funcionar

Para instalar o Núcleo, a Câmara de Santos disponibilizou uma sala no térreo com profissionais voluntários capacitados para promoverem as abordagens.

A proposta do Núcleo é ampliar os atendimentos já existentes nos órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário de Santos. Atualmente, este serviço é realizado nos Núcleos de Paz da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e no Fórum de Santos.

Para participar, basta que o munícipe manifeste interesse indo à Câmara, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ou ligando para o telefone (13) 3211-4100 para agendar uma sessão.

Há ainda solicitações que podem ser feitas na internet, através do e-mail [email protected].

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter