Cotidiano

Santos já soma mais de 700 novas árvores plantadas em 2025

A iniciativa busca promover melhorias ambientais e urbanas por meio do verde, com intervenções em diversas regiões do município

Luna Almeida

Publicado em 02/05/2025 às 06:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Diversos bairros já foram contemplados com o plantio / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O município de Santos já contabiliza mais de 700 novas árvores na porção insular apenas nos primeiros quatro meses deste ano. O resultado é fruto de diversas ações de arborização, com destaque para o Programa Santos Sustentável, criado em março com a meta de plantar duas mil mudas até o fim de 2025.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Somente nos primeiros meses do programa, a cidade já incorporou 734 novas árvores ao seu território, contribuindo para o fortalecimento de um arvoredo que hoje soma aproximadamente 35 mil vegetais. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• SP lidera ranking da ONU com 13 cidades reconhecidas como 'Cidade Verde do Mundo'

• Santos planeja plantar 10 mil árvores e ampliar áreas verdes até 2028

• Cidade do litoral de SP vira referência mundial em desenvolvimento sustentável

A iniciativa busca promover melhorias ambientais e urbanas por meio do verde, com intervenções em diversas regiões do município.

O objetivo da ação é plantar 10 mil árvores e ampliar áreas verdes até 2028.

Continua depois da publicidade

Plantio estratégico

Nesta semana, o balanço foi reforçado com o plantio de 50 mudas na Avenida Alfredo das Neves, na Alemoa. A via, que concentra intenso tráfego de caminhões por conta das empresas portuárias da região, foi escolhida estrategicamente para receber o plantio, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e o ambiente urbano.

As espécies selecionadas para as ações incluem árvores nativas da Mata Atlântica, como aroeira-pimenteira, ingá-de-metro, ingá-macaco, carobinha, guanandi, ipê-amarelo, embaúba, quaresmeira, pitanga e grumixama, todas adaptadas ao ecossistema local.

Ações futuras

Diversos bairros já foram contemplados com o plantio, entre eles Campo Grande, Bom Retiro, Santa Maria, Caneleira, Gonzaga, Macuco, José Menino e Vila Fátima, nos morros. 

Continua depois da publicidade

As próximas etapas do programa preveem intervenções nos bairros do Embaré, Estuário, Marapé, Boqueirão e Ponta da Praia, onde pontos de plantio já foram mapeados.

A atuação da Prefeitura também inclui a formação de grupos técnicos, compostos por servidores de diferentes secretarias, para agilizar o andamento de projetos como o Plano de Arborização e a revisão do decreto dos Edifícios Verdes Inteligentes.

No último ano, Santos se tornou referência mundial em desenvolvimento sustentável.

Continua depois da publicidade

Compensações ambientais

Além das ações públicas, a cidade já autorizou 1.183 novos plantios em áreas privadas e residenciais, por meio de licenciamento ambiental. 

Esse número representa compensações exigidas de novos empreendimentos, e tende a crescer com a liberação de outros projetos em análise.

O avanço na arborização urbana reforça o compromisso da cidade com o meio ambiente e representa um investimento direto na qualidade de vida da população.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software