Cotidiano

Santos inicia nesta segunda vacinação de cães e gatos contra diversas doenças

A vacinação ocorrerá em postos volantes pelos bairros de segunda a sexta, sempre das 9h às 13h, ou até terminar a quantidade diária de doses

Da Reportagem

Publicado em 18/09/2022 às 16:16

Compartilhe:

Divulgação/PMS

A campanha anual de vacinação contra doenças virais de cães e gatos terá início em Santos nesta segunda-feira (19). A ação da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), da Prefeitura de Santos, visa imunizar cerca de 7 mil animais até dia 2 de dezembro. Podem ser vacinados cães a partir de 45 dias de vida e gatos com mais de 60 dias, desde que não estejam doentes.

A vacinação ocorrerá em postos volantes pelos bairros de segunda a sexta, sempre das 9h às 13h, ou até terminar a quantidade diária de doses. Por dia, serão disponibilizadas 100 doses da vacina v10 para cães e 55 doses v4 para gatos.

POSTOS VOLANTES

Nesta segunda (19) e terça (20), a vacinação será realizada na Escola Auxiliadora da Instrução Praça Rubens Ferreira Martins, 8, Macuco). Já na quarta (21), na Rua Anderson Silva s/n°, em Monte Cabrão, na Área Continental. A lista completa com os endereços dos locais, horários e datas da vacinação nos bairros está disponível neste link.

Os proprietários dos pets devem estar munidos de RG, CPF e um comprovante de residência de Santos. Também deve adotar algumas medidas de segurança ao levarem o animal à vacinação: o cão deve estar devidamente com guia e coleira; em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira, e gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

Vale ressaltar que nas unidades da Codevida no Jabaquara e no Jardim Botânico não haverá vacinação. Moradores de outros municípios devem procurar as unidades de atendimentos de suas respectivas cidades.

PROTEÇÃO

De acordo com a coordenadora da Codevida, Karoline Castro, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais contra as doenças infecciosas, cujo tutores não conseguem ter acesso a clínicas particulares. “O objetivo é atender os pets que os donos não têm condições de pagar a vacina em clínicas. Sabemos que as viroses entre eles costumam ser mais frequentes, pois ficam nas ruas e têm mais contato com outros animais. Então, para evitar que fiquem doentes ou transmitam doenças é essencial a vacinação”, explica Karoline.

 SAIBA MAIS SOBRE AS VACINAS
 
V10 (cães)

Age sobre 7 tipos de doenças virais em cachorros:

Cinomose - infecção viral que afeta o sistema nervoso do animal.

Parvovirose - doença grave que afeta o sistema digestivo do pet, podendo levar o animal à desidratação.

Coronavirose - doença que também causa diarréia e desidratação.

Hepatite canina - pode afetar o fígado do cachorro.

Adenovirose - afeta o sistema respiratório causando gripes e pneumonias.

Leptospirose (quatro tipos) - doença causada pela urina dos ratos que pode afetar todo sistema imunológico do pet.

Parainfluenza - causa problemas respiratórios, como pneumonia.

 V4 (gatos)

Protege contra a clamidiose.

Doença afeta os olhos do gato e, posteriormente, o seu sistema respiratório. Conjuntivite, corrimento nasal e ocular persistente, espirros, dificuldade respiratória, febre, falta de apetite, pneumonia e prostração estão entre os principais sintomas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Google envia mensagens para usuários sobre exclusão de conta do Gmail

A empresa recomenda algumas dicas para isso ser evitado

Praia Grande

Prefeito de cidade do Litoral de SP têm salário maior que todas as capitais brasileiras

Valores estão inseridos no portal de transparência do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter