Cotidiano

Santos inicia distribuição de vacina pentavalente

O envio dessas doses às policlínicas será feito de forma gradativa. Nesta terça (14), devem ser abastecidas as unidades localizadas na Zona Noroeste e Morros

Da Reportagem

Publicado em 14/01/2020 às 18:00

Atualizado em 14/01/2020 às 19:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A vacina pentavalente previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B / Divulgação

Continua depois da publicidade

Santos recebeu um lote com 1.500 doses de vacina pentavalente nesta segunda-feira (13), encaminhado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo que as recebeu do Ministério da Saúde, órgão responsável pela aquisição e distribuição de vacinas em todo o território nacional.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O envio dessas doses às policlínicas será feito de forma gradativa. Nesta terça (14), devem ser abastecidas as unidades localizadas na Zona Noroeste e Morros, com previsão de início do oferecimento das doses ao público nesta quarta-feira. Quarta (15), recebem as doses as unidades do Centro e da Orla, com a normalização da oferta na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

A vacina pentavalente previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B. Deve ser dada nos bebês aos 2, 4 e 6 meses de idade, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Devido às falhas no abastecimento da vacina pentavalente, desde o início do ano passado, as 1.500 doses recebidas na última segunda-feira não são suficientes para suprir toda a demanda do Município. "Precisamos de 1.200 doses por mês e temos recebido quantidade inferior a este número, o que nos leva a ter atualmente, no município de Santos, cerca de 10 mil doses em atraso da vacina pentavalente", calcula Alex Charleaux Amorim, chefe em substituição do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software