Santos inicia campanha de vacinação antirrábica

A imunização é feita no posto da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses

Comentar
Compartilhar
01 AGO 2018Por Da Reportagem21h40
De acordo com o Instituto Pasteur, Santos possui aproximadamente 41 mil cães e gatosDe acordo com o Instituto Pasteur, Santos possui aproximadamente 41 mil cães e gatosFoto: Divulgação/PMS

Donos de cães e gatos com mais de três meses de idade já podem levar seus animais para a vacinação contra a raiva. A campanha deste ano começou nesta quarta-feira (1º) com onze animais imunizados.

A imunização é feita no posto da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Avenida Pinheiro Machado, 580, Marapé), de segunda a sexta, das 9h às 16h. A partir da segunda semana deste mês, postos volantes serão montados em escolas, supermercados e espaços públicos.

De acordo com o Instituto Pasteur, Santos possui aproximadamente 41 mil cães e gatos. A meta é atingir 80% dessa população (cerca de 33 mil).

O veterinário da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses, Laerte Carvalho, explica que, embora Santos não registre há mais de 40 anos casos de raiva em humanos, cães e gatos, a vacinação é importante para manter a situação estável.

Entre os sintomas da doença nos animais estão agressividade, alteração no latido (nos casos dos cães), mudança de comportamento e salivação excessiva.

Em caso de mordedura ou arranhadura de cães e gatos, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo para receber atendimento.

Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3257-8032, de segunda a sexta, das 9h às 16h.