X

Cotidiano

Santos inicia campanha de conscientização sobre atendimento às pessoas em situação de rua

As equipes se dividiram na orla, entre os sete canais da cidade, explicando quais são as ações de acolhimento oferecidas por meio do Programa Novo Olhar

Da Reportagem

Publicado em 20/02/2021 às 21:19

Atualizado em 20/02/2021 às 23:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Munícipes são informados como podem contribuir para as ações acionando a central de atendimento para orientações e denúncias / SUSAN HORTAS/PMS

O que você faria em uma manhã de sábado ensolarada em Santos? Para boa parte dos santistas, essa situação é um convite para caminhadas e práticas de esportes individuais nas praias da Cidade. Mas, para 15 voluntários, foi dia de se juntar aos profissionais de abordagem da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), da Prefeitura de Santos, no primeiro dia da campanha de conscientização sobre o atendimento às pessoas em situação de rua na Cidade.

As equipes se dividiram na orla, entre os sete canais da cidade, explicando quais são as ações de acolhimento oferecidas por meio do Programa Novo Olhar. Além disso, os munícipes são informados como podem contribuir para as ações acionando a central de atendimento para orientações e denúncias, o telefone 153. "Tem sido uma experiência muito bacana. A maioria das pessoas não sabe que a Prefeitura disponibiliza esse tipo de serviço. Daí a importância da orientação, de dizer que existe um centro onde as pessoas podem encontrar uma assistência social", salientou Grasiela Eismann, voluntária da Cruz Vermelha, que fez parte da equipe de abordagem. 

"O mais importante é socializar todas as informações dos serviços de atendimento à população em situação de rua. A gente faz um convite à sociedade para conhecer todas as nossas etapas de atendimento, seja pelos serviços 24h de acolhimento ou de saúde, como o SAMU, se houver necessidade. Acho que a gente quebra um pouco do pré conceito desse tipo de serviço quando abre as portas do nosso atendimento e mostra de que forma é realizado esse trabalho humanizado de todas as equipes", enfatizou o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Ferreira Mota. 

No total, a Cidade oferece 286 vagas em seis abrigos. O atendimento inicial é realizado no Centro Pop, que fica na Rua Amador Bueno, 446 (Centro). "Não conhecia esse serviço. Mas acho muito importante o trabalho de convencimento para ver quem realmente quer ser reinserido na sociedade, porque são inúmeros motivos que levam alguém para a rua", destacou Margarete Paiva, que mora no Embaré e foi abordada pela equipe próximo ao Canal 4.


 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter