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Cotidiano

Santos ganhará três vagões históricos para exposição a partir de dezembro

Os vagões pertenciam à ferrovia São Paulo Railway e estão sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Da Reportagem

Publicado em 14/11/2018 às 10:00

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A intenção da Secretaria de Turismo é realizar, por exemplo, visitas monitoradas / Divulgação

Três vagões históricos - um deles que chegou a transportar ex-presidentes da República - se tornarão a nova atração do Centro Histórico já na temporada de verão.

Os vagões pertenciam à ferrovia São Paulo Railway e estão sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital. Serão doados a Santos e ficarão expostos, a partir de dezembro, no armazém 12A (garagem dos bondes), ao lado da Estação do Valongo.

A intenção da Secretaria de Turismo (Setur) é realizar, por exemplo, visitas monitoradas.

Transporte

O diretor do DNIT, Charles Magno, esteve no gabinete do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na tarde desta terça-feira (13), para anunciar a doação. O plano do órgão é transportá-los por trilhos, já no mês que vem, por linhas da CPTM em São Paulo e a descida da serra via Paranapiacaba. “São relíquias importantes para o Brasil. Estamos felizes de doar para uma cidade histórica como Santos”, afirmou Magno.

O prefeito agradeceu a doação e garantiu a intenção de transformar os vagões em uma atração turística neste verão. “São um marco histórico. Com certeza, serão muito bem cuidados na nossa Cidade”.

Vagões estão restaurados e em bom estado

Restaurados e em bom estado, os vagões serão doados à Prefeitura sem qualquer custo.

De 1909, o mais luxuoso é chamado de vagão Presidencial porque era usado para viagens inaugurais e com autoridades, tanto que transportou ex-mandatários do País como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. Possui 16 poltronas estofadas e banheiro.

O carro Administrativo, de 1913, era utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários. Possui uma cauda panorâmica (de vidro) e capacidade para 23 pessoas.

Já o vagão Buffet Pullman (1922) foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a Capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.

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