Entre as atrações, o destaque foi o desafio que motivou equipes a criar jogos em um curto período de tempo / Pixabay
Continua depois da publicidade
O Parque Tecnológico de Santos recebeu no último sábado (13) a edição 2025 do Santos Game Power Up, evento que reuniu desenvolvedores de jogos, gamers, influenciadores e entusiastas da cultura geek de diversas regiões do país.
Entre as atrações, o destaque foi o Game Jam – Desafio ODS, que desafiou equipes a criar jogos em um curto período de tempo. Ao todo, 26 projetos foram inscritos, competindo por mentorias quinzenais durante seis meses, oferecidas pelo Instituto Litoral Paulista de Inovação & Startups (ILIS), além da maior premiação já concedida no evento: R$ 5 mil em dinheiro.
Continua depois da publicidade
O grande vencedor foi o jogo “Melt”, da INKEYE Studio, um quebra-cabeça em que o jogador guia um urso até sua comida atravessando blocos de gelo em derretimento. O segundo lugar ficou com “Mandato”, da Microwave Game Studio, e o terceiro com “GAIA”, da Semicollon Studio.
O desafio contou com patrocínio da T2S, especializada em soluções tecnológicas para os setores portuário e logístico. O cofundador da empresa, Ricardo Pupo Larguesa, destacou a importância da iniciativa:
Continua depois da publicidade
“O evento foi incrível. Foi gratificante ver tantos projetos de jovens talentosos reunidos. Para a T2S, foi um privilégio poder colaborar com esse sucesso”.
De acordo com um dos organizadores, Renato Figueiredo, esta foi a maior edição já realizada do festival.
“Tivemos 43 jogos nacionais em exposição, novas parcerias, grande público e um recorde no Game Jam, com 26 jogos enviados e a maior premiação até hoje. Os participantes superaram totalmente nossas expectativas, vindos de várias partes do país”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Entre os jurados, o analista de sistemas Diego Lara ressaltou o potencial dos desenvolvedores:
“Todos os trabalhos ficaram excelentes, principalmente considerando o pouco tempo que tiveram. O tema ‘Mudança Climática’ não poderia ser mais relevante. O jogo vencedor foi também o que mais gostei: um ótimo quebra-cabeças”.
O biólogo e professor André Vicente também elogiou a proposta:
Continua depois da publicidade
“Achei sensacional como os games abordaram a questão ambiental. Alguns eu certamente usaria em sala de aula, pois permitem trabalhar com várias faixas etárias. Além do conteúdo, o cuidado com design e produção impressionou”.
Com apoio do Z13 Game Club e da 13-Bit, o Santos Game Power Up reforçou seu papel como vitrine para a produção nacional de games e como espaço de conexão entre inovação, criatividade e sustentabilidade.