X

Cotidiano

Santos fornece medicamento para prevenir infecção por HIV

Somente 35 centros de saúde no País oferecem esse tipo de prevenção, sendo a unidade de Santos referência para toda a Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 06/03/2018 às 18:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Santos fornece o medicamento para prevenir a infecção por HIV / Divulgação

Santos oferece novo tipo de prevenção ao HIV, causador da aids: a profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste na ingestão diária de um comprimido que inibe a ação do vírus, não deixando que infecte a pessoa que entra em contato com ele.

Somente 35 centros de saúde no País oferecem esse tipo de prevenção, sendo a unidade de Santos referência para toda a Baixada Santista no atendimento e fornecimento da medicação.

Para ter acesso à PrEP, é necessário que o interessado faça parte de um grupo mais vulnerável à infecção pelo HIV: homens que fazem sexo com homens; casais sorodiscordantes (em que uma das partes é HIV positivo e a outra não); profissionais do sexo; e transexuais. Inicialmente, são realizados testes para averiguar que o usuário não possui o vírus e está apto para o início da ação preventiva.

Mensalmente, os usuários do medicamento, de nome comercial Truvada, colhem exames e são atendidos por infectologista. A medicação, se utilizada de forma correta, tem eficácia acima de 95%.

"O medicamento está acessível à maior parte da população, sendo contraindicado apenas a pessoas com insuficiência renal. Grávidas podem fazer uso e também não há nenhuma restrição devido ao uso simultâneo de outros medicamentos", explica o infectologista Fábio Vitor Maria.

Interessados em fazer a PrEP devem procurar o Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas, na Rua Silva Jardim, nº 94,  de segunda a quinta-feira, a partir das 11h30, para obter orientações sobre a estratégia de prevenção e, se for o caso, aderir a ela.

"É importante salientar que a medicação só previne contra o HIV. Então é necessário continuar com o uso do preservativo, que irá proteger contra outras infecções sexualmente transmissíveis", destaca Regina Lacerda, coordenadora de Controle de Doenças Infectocontagiosas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter