X

Cotidiano

Santos forma Patrulha do Silêncio para autuar quem abusa do som alto

Nova lei dá permissão a Guarda Municipal para apreender equipamentos sonoros que ultrapassem os limites permitidos pelo Município

Da Reportagem

Publicado em 16/09/2021 às 18:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Caixas poderão ser apreendidas pela Guarda Municipal / Reprodução

Caixas de som em volume alto ou em eventos sem autorização em Santos  estão na mira da Patrulha do Silêncio, grupo composto por fiscais da Prefeitura e integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). A Lei Complementar 1.129, publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial Municipal, prevê a apreensão de equipamentos e aplicação de multa para quem for flagrado abusando do barulho.

A nova lei, de autoria do vereador Fabrício Cardoso (Podemos), classifica o barulho excessivo provocado por aparelhos sonoros sem précia licença como perturbação do sossego público. Além de apreensão e multa, a Polícia Militar pode ser acionada para que a lei seja cumprida. Em agosto, o Diário do Litoral adiantou o objetivo da propositura.

Segundo o autor da lei, as regras valem principalmente após às 22 horas. Antes, somente a Polícia Militar tinha a competência de apreender os equipamentos. Agora, a GCM também poderá efetuar a apreensão. A lei não vale para aparelhos sonoros que estejam sendo utilizados em manifestações sociais, atos sindicais ou políticos, ou por artistas de rua, desde que observados os horários permitidos e a intensidade de volume.

 

Prefeitura

A partir de agora, cabe ao Executivo santista regulamentar a nova lei, estabelecendo valores de multas para liberação dos equipamentos. Segundo a Prefeitura de Santos, estas regras já estão no Código de Postura da Cidade, com a diferenção de que a nova lei dá esta incumbência também a GCM.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter