Os filmes selecionados serão exibidos presencialmente em Santos, participando tanto da votação popular quanto da avaliação de um júri especializado / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Santos Film Fest está com inscrições abertas para a sua 12ª edição. Poderão ser inscritos curtas e longas-metragens de ficção, documentário ou animação, desde que respeitem as datas de finalização e os critérios técnicos previstos no regulamento.
Com foco na valorização do cinema nacional e regional, a edição deste ano está prevista para acontecer em agosto, em virtude do calendário da Copa do Mundo, que ocorre em junho.
Continua depois da publicidade
Os filmes selecionados serão exibidos presencialmente em Santos, participando tanto da votação popular quanto da avaliação de um júri especializado.
Para participar, os curtas devem ter até 25 minutos de duração, enquanto os longas precisam ter mais de 61 minutos.
Continua depois da publicidade
As disputas serão organizadas por linguagem, com categorias específicas para ficção, documentário e animação.
As inscrições são gratuitas e ficam abertas de 10 de janeiro a 20 de abril de 2026; o regulamento pode ser consultado no link oficial.
A Mostra Regional de Curtas mantém o protagonismo das produções realizadas na Baixada Santista, também finalizadas a partir de 2025 e inéditas em festivais realizados em Santos. As sessões acontecerão em espaços públicos ou privados definidos pela organização.
Continua depois da publicidade
Já a Mostra Humanidades é dedicada a filmes que abordam temas ligados à cidadania, direitos humanos, educação e questões sociais. A mostra aceita obras de qualquer ano e país, em curta ou longa-metragem, desde que legendadas em português, inglês ou espanhol. Em 2026, a programação inclui novamente a edição regional da mostra, voltada às produções locais.
O festival também retoma iniciativas pioneiras na região, como:
Completam a programação a Mostra do Minuto (filmes de até 60 segundos na horizontal), a Mostra Internacional (curtas e longas estrangeiros finalizados a partir de 2024) e a tradicional Mostra de Clássicos, realizada no Cine Arte, que celebra filmes de 40, 50 ou 60 anos — iniciativa que inspirou o COCINE da Secult Santos no fim de 2025.
Continua depois da publicidade
Ao longo de sua trajetória, o festival já homenageou nomes fundamentais do audiovisual brasileiro, como Rubens Ewald Filho, Luciano Quirino, Ondina Clais, Sérgio Rezende, Júlia Rezende, Carol Castro, Paulo Betti, Júlia Katharine, Adelia Sampaio, Rodrigo Aragão, Imara Reis e Guilherme de Almeida Prado, entre outros convidados que marcaram diferentes edições do evento.
Realizado pelo Instituto CineZen Cultural, com direção de André Azenha e Paula Azenha, o Santos Film Fest conta com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, da UniSantos e de diversos parceiros institucionais e culturais, mantendo toda a programação gratuita e aberta ao público.