X
Cotidiano

Santos fará Dia D contra a febre amarela neste sábado

Pesquisa contratada pela Prefeitura de Santos apontou que 59,8% dos santistas já estão imunizados contra a doença que deve chegar em breve ao município

“A febre amarela vai chegar em Santos, a intensidade da doença depende de quantas pessoas estarão imunizadas”, alertou o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz / Rodrigo Montaldi/DL

Mais uma oportunidade será dada para aqueles que não se vacinaram contra a febre amarela. No próximo sábado (21), a Secretaria de Saúde de Santos fará um novo Dia D e abrirá 22 policlínicas, das 9 às 16h, exclusivamente para a imunização.

Uma pesquisa independente, contratada pela Prefeitura de Santos, apontou que 59,8% dos santistas já estão imunizados contra a doença que deve chegar em breve ao município.

Ainda segundo índices da pesquisa, entre os 40% dos entrevistados que responderam que ainda não se vacinaram, 28,3% alega possuir ‘problema de saúde’, o que inviabiliza a imunização.

“Os números mostram que 80 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas, o que nos levou a realizar um novo Dia D”, comenta o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz.

De acordo com o secretário, dentro de dois ou três meses haverá maior possibilidade de contaminação por febre amarela em Santos, que chegará pelos litorais norte e sul.

“A febre amarela vai chegar em Santos, a intensidade da doença depende de quantas pessoas estarão imunizadas”, afirma Ferraz.

Apesar de não haver registro de febre amarela urbana no País desde 1942, a falta de imunização em um surto da doença pode reverter este cenário.

“Os 80 mil que ainda não se vacinaram correm o risco de se contaminar rapidamente e nossa maior preocupação é que, com isso, a febre amarela silvestre se transforme em urbana”, alerta a Chefe do Departamento de Vigilância e Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras.

A imunização também segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas 22 policlínicas. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, sendo recomendado levar o Cartão SUS e a caderneta de vacinação.

Vacinação no jogo

Nesta sexta-feira, das 18h às 22h, a Seção de ­Vigilância Epidemiológica também manterá ­tenda de vacinação dentro do estádio Ulrico ­Mursa, ­antes e durante a partida da Portuguesa Santista contra o Barretos, válida pela semifinal da série A-3 do Campeonato Paulista.

Postos de vacinação

De segunda a ­sexta-feira ou no Dia D (21), 22 policlínicas de Santos estarão realizando a imunização contra a febre amarela. São elas: Aparecida; Campo Grande; Embaré; Gonzaga; José Menino/Pompeia; Ponta da Praia; Conselheiro Nébias; Vila Mathias; Vila Nova; Caruara; Martins Fontes; Alemoa e Chico de Paula; Bom Retiro; Rádio Clube; São Manoel; São Jorge e Caneleira; Castelo; Marapé; Nova Cintra; São Bento; Valongo; Morro do José Menino.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Encosta de morro santista recebe cortina de concreto para contenção

O Morro do Fontana, em Santos, está passando por obras de contenção, para sanar os problemas provocados pelo deslizamento de terra durante as fortes chuvas do ano passado

Polícia

Receita Federal faz cinco apreensões de cocaína em menos de 48 horas no Porto de Santos

As apreensões totalizaram 681 kg e ocorreram nos dias 25 e 26 de novembro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software