X

Cotidiano

Santos fará Dia D contra a febre amarela neste sábado

Pesquisa contratada pela Prefeitura de Santos apontou que 59,8% dos santistas já estão imunizados contra a doença que deve chegar em breve ao município

Da Reportagem

Publicado em 19/04/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“A febre amarela vai chegar em Santos, a intensidade da doença depende de quantas pessoas estarão imunizadas”, alertou o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz / Rodrigo Montaldi/DL

Mais uma oportunidade será dada para aqueles que não se vacinaram contra a febre amarela. No próximo sábado (21), a Secretaria de Saúde de Santos fará um novo Dia D e abrirá 22 policlínicas, das 9 às 16h, exclusivamente para a imunização.

Uma pesquisa independente, contratada pela Prefeitura de Santos, apontou que 59,8% dos santistas já estão imunizados contra a doença que deve chegar em breve ao município.

Ainda segundo índices da pesquisa, entre os 40% dos entrevistados que responderam que ainda não se vacinaram, 28,3% alega possuir ‘problema de saúde’, o que inviabiliza a imunização.

“Os números mostram que 80 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas, o que nos levou a realizar um novo Dia D”, comenta o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz.

De acordo com o secretário, dentro de dois ou três meses haverá maior possibilidade de contaminação por febre amarela em Santos, que chegará pelos litorais norte e sul.

“A febre amarela vai chegar em Santos, a intensidade da doença depende de quantas pessoas estarão imunizadas”, afirma Ferraz.

Apesar de não haver registro de febre amarela urbana no País desde 1942, a falta de imunização em um surto da doença pode reverter este cenário.

“Os 80 mil que ainda não se vacinaram correm o risco de se contaminar rapidamente e nossa maior preocupação é que, com isso, a febre amarela silvestre se transforme em urbana”, alerta a Chefe do Departamento de Vigilância e Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras.

A imunização também segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas 22 policlínicas. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, sendo recomendado levar o Cartão SUS e a caderneta de vacinação.

Vacinação no jogo

Nesta sexta-feira, das 18h às 22h, a Seção de ­Vigilância Epidemiológica também manterá ­tenda de vacinação dentro do estádio Ulrico ­Mursa, ­antes e durante a partida da Portuguesa Santista contra o Barretos, válida pela semifinal da série A-3 do Campeonato Paulista.

Postos de vacinação

De segunda a ­sexta-feira ou no Dia D (21), 22 policlínicas de Santos estarão realizando a imunização contra a febre amarela. São elas: Aparecida; Campo Grande; Embaré; Gonzaga; José Menino/Pompeia; Ponta da Praia; Conselheiro Nébias; Vila Mathias; Vila Nova; Caruara; Martins Fontes; Alemoa e Chico de Paula; Bom Retiro; Rádio Clube; São Manoel; São Jorge e Caneleira; Castelo; Marapé; Nova Cintra; São Bento; Valongo; Morro do José Menino.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter