Santos fará convênio com instituição internacional para combater lixo marinho

A Cidade é a primeira da América Latina a participar do programa da Associação Internacional de Resíduos Sólidos

Comentar
Compartilhar
15 MAR 2018Por Da Reportagem20h18
Santos terá programa de combate ao lixo marinhoFoto: Reprodução

A Prefeitura de Santos e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês) vão formalizar acordo de cooperação para criar um programa de combate ao lixo marinho em Santos.

Os primeiros passos para esse convênio foram dados nesta quinta-feira (15), quando representantes da instituição, que tem sede em Viena (Áustria), estiveram na Cidade para coletar dados e conhecer programas municipais de coleta, separação e conscientização sobre o descarte de resíduos.

Santos é o primeiro município da América Latina a participar do programa da ISWA. Em junho será realizado um workshop com a apresentação de propostas para reduzir a geração de resíduos e prevenir a chegada do lixo às praias.

No encontro realizado na Prefeitura, o secretário de Meio Ambiente Marcos Libório apresentou o Recicla Santos, lei municipal que trata da separação do lixo, e ações promovidas com instituições parceiras para sensibilizar a população sobre o descarte correto. “A solução para o problema do descarte de resíduos deve ser metropolitana e não apenas local. Precisamos do envolvimento de todos na conscientização para a redução e descarte correto do lixo”, disse Libório.

Sobre o acordo, o presidente da ISWA, Antonis Mavropoulos,  disse que será estabelecida uma “cooperação técnica com a Cidade para juntos estudarmos o caso do lixo marinho e ajudar a Prefeitura a encontrar soluções adequadas”. Segundo ele, Santos é o cenário ideal para que a ISWA se torne uma parceira nessa questão”.

No encontro, em que também estiveram presentes o vice-presidente da ISWA, H.James Law e Carlos Silva Filho, diretor da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a representante nacional da ISWA, foram apresentados os programas Cata-Treco, Quem Cuida Recolhe, Recicletas, compostagem nas escolas e coleta seletiva. Após a reunião na Prefeitura o grupo visitou o canal do estuário de barco.

Global

A ISWA é a principal entidade em âmbito global de atuação voltada à melhoria da gestão de resíduos. Em setembro de 2017, lançou uma força-tarefa para combater o lixo marinho no mundo através de ações de gestão de resíduos no ambiente terrestre. Segundo a instituição, cerca de 80% dos resíduos que vão parar nos mares são oriundos das cidades.