A inauguração terminou com atletas da equipe de natação da Unisanta estrando a piscina olímpica / Paolo Perillo/DL
Continua depois da publicidade
Adiada diversas vezes, a entrega da piscina pública do Complexo Esportivo Rebouças foi realizada ontem pela Prefeitura de Santos. Trata-se da primeira piscina olímpica do município, que leva o nome de Adalberto Mariani.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa explicou que os atrasos foram decorrentes de problemas no repasse de recursos. “Mas o importante é que hoje estamos entregando essa obra histórica”, comentou. “Acho que essa obra atrasou 20, 30 anos, porque já devia ter sido feita há muito tempo. Se isso tivesse acontecido, talvez a gente tivesse hoje ainda mais atletas disputando competições internacionais”, completou.
Continua depois da publicidade
A piscina olímpica, aquecida e coberta, mede 50 metros x 25 metros. Os 32 metros da parte central têm profundidade de 2,20 metros. As laterais, com nove metros em cada ponta, mantém a água no nível de 1,5 metro. O projeto inclui arquibancada e acessibilidade.
Em seu discurso, o secretário municipal de esportes, Gelásio Ayres Fernandes Júnior destacou as modalidades do novo Complexo. “Teremos escola de natação, em uma parceria inovadora com a Unisanta e polo aquático, em um convênio com o Clube Internacional de Regatas. Também, nado sincronizado, natação adaptada, hidroginástica e treinamentos de travessia, de triathlon e de canoagem”.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, o prefeito assinou o decreto que denomina a piscina olímpica Adalberto Mariani. O atleta foi um dos grandes nomes da natação santista. Seu neto, Caio Mariani, agradeceu a homenagem, ressaltando que ‘mesmo ausente, seu avô ainda contribui com o esporte da cidade’.
“Que possamos honrar a tradição do nome do Adalberto Mariani e que a gente possa escrever novos capítulos, revelar novos atletas, praticar o esporte, que é qualidade de vida, saúde e que coloca Santos em uma posição de destaque no cenário nacional e mundial”, emendou Barbosa.
“Com a piscina Adalberto Mariani, agora nós podemos dizer que o esporte do Brasil tem Santos no seu DNA”, avaliou o secretário de esportes.
Continua depois da publicidade
Parceria Unisanta
Na solenidade, também foi firmada parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Prefeitura de Santos e a Secretaria Municipal de Esportes. O objetivo é o desenvolvimento e aplicação de metodologia de aprendizado, aperfeiçoamento e detecção de talentos de natação.
A inauguração terminou com atletas da equipe de natação da universidade estreando a piscina olímpica.
Continua depois da publicidade
O professor e diretor da Unisanta, João Barros falou sobre a importância da parceria. “Temos o esporte como uma ferramenta importante para a educação e para a saúde. É muito importante poder conjugar com a Prefeitura o que nós temos como expertise, que é o departamento de natação”.