Santos tem o equivalente a um em cada cinco empregos diretamente ligados ao Porto / Divulgação/Porto de Santos
Continua depois da publicidade
Santos encerra 2025 consolidada como uma das 15 cidades paulistas que mais geraram empregos formais, com a criação de mais de 6,8 mil novos postos de trabalho até novembro.
O desempenho é resultado direto de políticas públicas voltadas à empregabilidade, capacitação profissional e valorização da mão de obra local.
Continua depois da publicidade
Entre as principais estratégias está a atuação da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte), responsável pela organização dos Mutirões do Emprego, realizados por meio do Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET).
Veja também: Concurso no ABC Paulista abre 146 vagas com salários de até R$ 10 mil
Continua depois da publicidade
Ao longo de 12 edições em 2025, mais de 3 mil pessoas passaram por entrevistas, com vagas para trabalhadores com e sem experiência, além de edições exclusivas para PCDs e mulheres.
Outro avanço foi a implantação, em setembro, do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), iniciativa do Governo do Estado com equipes especializadas no acompanhamento de pessoas com deficiência, ampliando a inclusão e a permanência desses profissionais no mercado de trabalho, além de oferecer suporte aos setores de Recursos Humanos das empresas.
Atualmente, Santos soma 193.985 vínculos formais ativos, sendo mais de 37 mil nos setores de transporte e armazenagem — o equivalente a um em cada cinco empregos diretamente ligados ao Porto, principal motor econômico da cidade.
Continua depois da publicidade
Veja também: Setor industrial 'abraça' cidade do litoral de SP e tem 90 vagas de emprego
O investimento em qualificação profissional também se destacou em 2025, com ações da Fundação Centro de Excelência Portuária (Cenep).
Um dos destaques foi o curso gratuito e inédito de Mecânica Portuária, que capacita 60 alunos para inserção imediata no mercado, com apoio do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).
Continua depois da publicidade
Além da empregabilidade, a Seporte tem atuado na integração entre cidade e porto, alinhando políticas públicas às diretrizes de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para o secretário Bruno Orlandi, os números confirmam a efetividade das ações. “Cada vaga preenchida representa o propósito da secretaria: inclusão, dignidade e geração de oportunidades reais”.