A iniciativa fornecerá medicamentos gratuitos para donos de animais de baixa renda que morem na cidade / Divulgação/PMSV
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (25), foi sancionada a lei que institui o Programa Farmácia Pública Veterinária. A iniciativa fornecerá medicamentos gratuitos para donos de animais de baixa renda que morem na cidade.
O projeto de lei foi proposto pelo vereador Benedito Furtado (PSB). Ele alega que a cidade possui diversos donos de animais sem recursos para comprar os remédios, o que ocasiona no óbito precoce.
Continua depois da publicidade
O fornecimento será realizado de acordo com a disponibilidade do órgão competente, dentro das limitações orçamentárias e sempre concedido de acordo com critérios técnicos, de proporção e razoabilidade.
Também serão aceitas ações de recebimento de remédios veterinários para doações.
Continua depois da publicidade
No último dia 12, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara e partiu para sanção do prefeito Rogério Santos.
A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) ficará responsável pelo apoio administrativo, técnico e operacional.
Santos já possui estruturas prontas com as quatro unidades da Codevida nos bairros Jabaquara, Jardim Botânico, Caruara e Monte Cabrão, além de uma quinta unidade a ser inaugurada na região dos morros e o Hospital Público Veterinário, que deve ser inaugurado no segundo semestre de 2025.
Continua depois da publicidade
A primeira farmácia veterinária gratuita do Brasil foi inaugurada na cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, oferecendo medicamentos essenciais sem custo para a população. A iniciativa facilita o acesso a tratamentos veterinários e garante o bem-estar dos animais.
A farmácia disponibiliza uma ampla variedade de remédios básicos, como antibióticos, analgésicos, anti-histamínicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, corticoides, oftalmológicos, otológicos, pomadas e protetores gástricos.