Cotidiano
Haverá uma solenidade no Paço Municipal nesta quarta-feira (20), às 17 horas para dar início às comemorações pelos 250 anos de nascimento do Patriarca da Independência
Continua depois da publicidade
A cidade dá início nesta quarta-feira (20), às 17 horas, às comemorações pelos 250 anos de nascimento do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, que acontece este ano.
A solenidade será realizada no Paço Municipal (Praça Mauá, s/nº - Centro Histórico) e marcada pelo lançamento do livro ‘José Bonifácio’, da historiadora e professora da USP Miriam Dolhnikoff, convidada pela Comissão José Bonifácio que - coordenada pela FAMS e formada por representantes da prefeitura e da sociedade civil – está organizando um calendário de eventos comemorativos.
Na obra, o 12º livro da Coleção Perfis Brasileiros da Companhia das Letras, a autora retrata um dos personagens mais importantes no cenário que resultou na emancipação política do Brasil, bem como de seus primeiros momentos diante da nação independente.
Político, cientista, poeta e advogado, Bonifácio (1763-1838) foi o todo-poderoso ministro de Dom Pedro I até 1823, e depois da Abdicação, tutor de Dom Pedro II. Foi o principal idealizador de nossas primeiras instituições políticas, incluindo grande parte da Constituição imperial de 1824.
Continua depois da publicidade