X

Cotidiano

Santos celebra Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cidade, nesta quinta (08)

A celebração volta a ser presencial, após dois anos de paralisação devido às restrições da pandemia de Covid-19

Da Reportagem

Publicado em 07/09/2022 às 15:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os festejos à Nossa Senhora começaram no dia 27 de agosto / Divulgação/PMS

Santos faz festa nesta quinta-feira (8) para a padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat. A celebração volta a ser presencial, após dois anos de paralisação devido às restrições da pandemia de Covid-19. O ponto alto da programação será uma Missa Campal, em frente à Catedral, presidida pelo bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, às 14 horas, seguida da procissão conduzindo a imagem ao seu Santuário.

Os festejos à Nossa Senhora começaram no dia 27 de agosto, quando a imagem foi conduzida em carreata para paróquias da Zona Noroeste. No domingo, foi levada para a Catedral, onde uma ampla programação de missas é realizada até quarta-feira, quando acontece, às 20 horas, o Show de Evangelização do Padre Adriano Zandoná, na Praça Patriarca José Bonifácio.

Na quinta-feira, a Catedral de Santos e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat abrem as portas logo cedo para missas, adorações e para os devotos fazerem suas preces e agradecimentos para a Padroeira (veja abaixo).

Após a Missa Campal, das 14h às 15h30, uma procissão, acompanhada dos fiéis, conduz a imagem da venerada até o Paço Municipal para a Renovação da Consagração da Cidade, seguindo para o Santuário, no alto do morro.

HISTÓRIA

Segundo o historiador José Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), a história da Nossa Senhora do Monte Serrat como padroeira da Cidade remonta ao século 16, quando de uma invasão de piratas comandada pelo pirata holandês Joris Van Spilbergen à Vila de Santos.  

Os moradores da vila, percebendo que o ataque de piratas iria acontecer, fogem para o Monte Serrat, que na época também era conhecido como "Morro da Vigia". Ao subirem o morro acontece um desmoronamento que soterra alguns piratas, o que faz com que os outros desistam da perseguição. 

Como nesta época já existia a Capela do Monte Serrat, os moradores da comunidade creditam o acontecimento a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, que passa então a ser venerada por vários séculos. Em 1954, uma lei torna a Santa do Monte Serrat a Padroeira da Cidade. A coroação aconteceu em 8 de setembro de 1955. A data passou a ser utilizada para comemorar o Dia da Padroeira. 

PROGRAMAÇÃO FESTA DA PADROEIRA
DIA 8 (QUINTA-FEIRA)

Catedral (Praça Patriarca José Bonifácio s/nº)
6h - Santa Missa - Frei Lino de Oliveira - Convento do Carmo
7h30 - Santa Missa - Pe. José Fernandes da Silva - Catedral
9h - Santa Missa - Pe. Thiago de Miranda Branco Neto - São Vicente Mártir
10h30 - Santa Missa - Pe. Ricardo de Barros Marques - São Paulo Apóstolo
12h - Santa Missa - Pe. Renan Fonseca e Censi - São João Batista
14h - Santa Missa Campal - Dom Tarcísio Scaramussa - Bispo Diocesano

Santuário Monte Serrat

9h - Santa Missa - Pe. Cleyson Quirino de Oliveira - Nossa Senhora da Conceição
11h - Santa Missa - Pe. Luciano Barbosa de Souza - Nossa do Perpétuo Socorro
16h - Santa Missa Campal - Pe. José Myalil Paul - Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
19h - Santa Missa Campal de Encerramento - Dom Tarcísio Scaramussa - Bispo Diocesano

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual é a melhor hamburgueria de Santos, escolhida pelos turistas

Conheça a preferida de Santos, segundo o Tripadvisor, e saiba quais são as melhores opções de hamburguerias da Baixada Santista

Praia Grande

Dia das Mães terá programação especial no Shopping Pátio Aviação, em Praia Grande

Com uma ampla variedade de lojas, opções gastronômicas e entretenimento, o shopping se destaca como um ponto de encontro central para a comunidade local

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter