SEDUC

Santos abre 200 vagas em cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência

Serão oferecidos vinte cursos, com dez vagas cada, divididos em seis eixos profissionais

Comentar
Compartilhar
17 SET 2019Por Da Reportagem17h30
Há vagas para o curso de padeiroFoto: Divulgação/PMS

Pessoas com deficiência interessadas em qualificação profissional podem se inscrever em cursos gratuitos em diversas áreas, no Centro Público de Empregos de Santos (Rua Amador Bueno, 249), a partir desta quinta-feira (19), das 8h30 às 13h30.

Serão oferecidos vinte cursos, com dez vagas cada, divididos em seis eixos profissionais: gestão e negócios, informação e comunicação, produção alimentícia, ambiente e saúde, produção cultural e design e turismo, hospitalidade e lazer. A grade com os temas disponíveis pode ser vista abaixo.

As aulas serão dadas nas Vilas Criativas Penha e Vila Nova, com carga horária de sessenta horas. As inscrições se encerrarão ao término das vagas. A data de início dos cursos e os horários das aulas serão divulgados posteriormente.

A grade dos cursos foi escolhida nesta segunda-feira (16), em reunião entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho do Estado de São Paulo, do Centro Paula Souza, das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Governo, do Conselho dos Diretos das Pessoas com Deficiência (Condefi) e do Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos. Foram consideradas as áreas de interesse das pessoas com deficiência levadas ao Condefi e as vagas oferecidas pelas empresas via Centro Público de Emprego.

Esforços

A iniciativa surgiu a partir de um encontro realizado em agosto entre representantes do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, do Condefi e da secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Na ocasião, a representante da pasta ouviu as demandas de Santos e incluiu o Município no programa O Meu Emprego Trabalho Inclusivo, voltado à qualificação profissional e empreendedora compatíveis a cada tipo de deficiência.

"Em vista da solicitação da Prefeitura de Santos, estamos aqui para colaborar na empregabilidade da pessoa com deficiência para a Cidade. É um programa amplo, com envolvimento de seis secretarias estaduais e estamos unindo esforços entre diferentes esferas públicas para contemplar esse segmento", comentou Felipe Sales Neves Machado, assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

Cidadania

O coordenador de Empreendedorismo, Renda e Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ademar Bueno, acredita que a capacitação favorecerá a economia da região. "Mais do que fazer inclusão social e ações assistenciais, falamos de desenvolvimento econômico. Aumentar a empregabilidade de uma parcela da população que tem qualificação, pessoas que têm muito talento e por uma série de motivos ficam separadas do mercado de trabalho e não podem exercer seu potencial. A gente quer que essas pessoas exerçam sua criatividade".

Já Daniel Monteiro, coordenador de Defesa das Políticas para Pessoas com Deficiência, acredita que a iniciativa vai além de oportunidades de capacitação. "Acredito que estamos diante de uma oportunidade não só de qualificação, mas de exercício de cidadania. Nosso intuito não é que o projeto colabore para geração de empregos para cumprir cotas, mas que garantam o papel de pessoa útil e produtiva".

Para o chefe do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, Ronaldo Vizine Santiago, a profissionalização trará benefícios para toda a Cidade. ""Pelo último censo, temos em Santos cerca de 128 mil pessoas com deficiência, muitas extremamente capacitadas e com potenciais que muitas vezes aguardam oportunidades. É uma medida que trará muitos frutos para o Município". 

Cursos

Ajudante de cozinha

Assistente administrativo

Assistente de cabeleireiro

Assistente de logística

Assistente financeiro e de tesouraria

Auxiliar de veterinário

Copeiro

Desenvolvedor de aplicativos para mídias

Espanhol para recepção

Gestão de pequenos negócios

Informática básica com open Office e Windows

Inglês para recepção

Maquiagem e técnicas profissionais

Micro e pequeno empreendedor

Padeiro

Práticas de entrevistas para Youtube

Práticas de mídias sociais

Salgadeiro

Técnica de apresentação de TV e internet

Velas aromáticas e decorativas