X

Cotidiano

Santos abre 200 vagas em cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência

Serão oferecidos vinte cursos, com dez vagas cada, divididos em seis eixos profissionais

Da Reportagem

Publicado em 17/09/2019 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há vagas para o curso de padeiro / Divulgação/PMS

Pessoas com deficiência interessadas em qualificação profissional podem se inscrever em cursos gratuitos em diversas áreas, no Centro Público de Empregos de Santos (Rua Amador Bueno, 249), a partir desta quinta-feira (19), das 8h30 às 13h30.

Serão oferecidos vinte cursos, com dez vagas cada, divididos em seis eixos profissionais: gestão e negócios, informação e comunicação, produção alimentícia, ambiente e saúde, produção cultural e design e turismo, hospitalidade e lazer. A grade com os temas disponíveis pode ser vista abaixo.

As aulas serão dadas nas Vilas Criativas Penha e Vila Nova, com carga horária de sessenta horas. As inscrições se encerrarão ao término das vagas. A data de início dos cursos e os horários das aulas serão divulgados posteriormente.

A grade dos cursos foi escolhida nesta segunda-feira (16), em reunião entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho do Estado de São Paulo, do Centro Paula Souza, das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Governo, do Conselho dos Diretos das Pessoas com Deficiência (Condefi) e do Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos. Foram consideradas as áreas de interesse das pessoas com deficiência levadas ao Condefi e as vagas oferecidas pelas empresas via Centro Público de Emprego.

Esforços

A iniciativa surgiu a partir de um encontro realizado em agosto entre representantes do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, do Condefi e da secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Na ocasião, a representante da pasta ouviu as demandas de Santos e incluiu o Município no programa O Meu Emprego Trabalho Inclusivo, voltado à qualificação profissional e empreendedora compatíveis a cada tipo de deficiência.

"Em vista da solicitação da Prefeitura de Santos, estamos aqui para colaborar na empregabilidade da pessoa com deficiência para a Cidade. É um programa amplo, com envolvimento de seis secretarias estaduais e estamos unindo esforços entre diferentes esferas públicas para contemplar esse segmento", comentou Felipe Sales Neves Machado, assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

Cidadania

O coordenador de Empreendedorismo, Renda e Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ademar Bueno, acredita que a capacitação favorecerá a economia da região. "Mais do que fazer inclusão social e ações assistenciais, falamos de desenvolvimento econômico. Aumentar a empregabilidade de uma parcela da população que tem qualificação, pessoas que têm muito talento e por uma série de motivos ficam separadas do mercado de trabalho e não podem exercer seu potencial. A gente quer que essas pessoas exerçam sua criatividade".

Já Daniel Monteiro, coordenador de Defesa das Políticas para Pessoas com Deficiência, acredita que a iniciativa vai além de oportunidades de capacitação. "Acredito que estamos diante de uma oportunidade não só de qualificação, mas de exercício de cidadania. Nosso intuito não é que o projeto colabore para geração de empregos para cumprir cotas, mas que garantam o papel de pessoa útil e produtiva".

Para o chefe do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, Ronaldo Vizine Santiago, a profissionalização trará benefícios para toda a Cidade. ""Pelo último censo, temos em Santos cerca de 128 mil pessoas com deficiência, muitas extremamente capacitadas e com potenciais que muitas vezes aguardam oportunidades. É uma medida que trará muitos frutos para o Município". 

Cursos

Ajudante de cozinha

Assistente administrativo

Assistente de cabeleireiro

Assistente de logística

Assistente financeiro e de tesouraria

Auxiliar de veterinário

Copeiro

Desenvolvedor de aplicativos para mídias

Espanhol para recepção

Gestão de pequenos negócios

Informática básica com open Office e Windows

Inglês para recepção

Maquiagem e técnicas profissionais

Micro e pequeno empreendedor

Padeiro

Práticas de entrevistas para Youtube

Práticas de mídias sociais

Salgadeiro

Técnica de apresentação de TV e internet

Velas aromáticas e decorativas

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter