Apesar de Santos ser considerada a cidade mais feminina do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a representatividade feminina na política local segue limitada.
Nas eleições municipais deste domingo (6), apenas duas mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal. O resultado chama atenção, sobretudo porque, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, as mulheres representam 54,6% da população santista, com 228.881 moradoras entre os 418.608 habitantes.
As mulheres que ocuparão cadeiras na Câmara a partir de 2024 são Débora Camilo (PSOL), reeleita com 8.016 votos (3,51%), e Renata Bravo (PSD), que recebeu 4.359 votos (1,91%). Débora Camilo, além de garantir a reeleição, foi a candidata mais votada no município.
Entretanto, o número de mulheres eleitas diminuiu em comparação com o pleito anterior. Nas eleições passadas, três mulheres conquistaram vagas: Débora Camilo (PSOL), Audrey Kleys (Novo) e Telma de Souza (PT).
Com isso, a Câmara de Santos perdeu uma cadeira feminina entre as 21 disponíveis, revelando uma leve queda na representação política das mulheres na cidade.
Esse cenário reforça o debate sobre a sub-representação feminina na política, especialmente em um município onde as mulheres são maioria da população, mas continuam minoria nos espaços de poder.
