Santa Casa de Santos ganha serviço de endoscopia que atenderá todas as classes sociais

Um dos destaques da iniciativa é a possibilidade de encaminhamento de pacientes do SUS

Comentar
Compartilhar
15 MAR 2017Por Da Reportagem21h47

Começou a funcionar na Santa Casa de Santos uma nova ala de atendimento em exames de Endoscopia, graças a uma parceria com uma clínica da cidade, que irá administrar o serviço pelos próximos cinco anos. Um dos destaques da iniciativa é a possibilidade de encaminhamento de pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde - que são atendidos pela Santa Casa.

"Atenderemos pacientes internados, urgências 24 horas, e pessoas de baixa renda. Outro grande benefício para a população será a inclusão de todo o rol de procedimentos de nossa clínica, tais como colonoscopia, retossigmoidoscopia, eco-endoscopia, endoscopia por cápsula endoscópica e procedimentos terapêuticos de alta complexidade. Em termos de segurança para os nossos pacientes, todos os procedimentos endoscópicos realizados no hospital, são acompanhados pelo Serviço de Anestesia", explica o médico Nelson Marfil, diretor da Clínica Endocentro, parceira da Santa Casa na empreitada.

Ainda segundo o médico, foi feito um importante investimento para que a iniciativa saísse do papel. "Ao aceitarmos o desafio de coordenar o serviço, fizemos uma grande reforma nas antigas dependências, com ampliação do espaço, criação de mais salas de exames, repousos, nova recepção, conforto médico, etc. Também foram adquiridos modernos endoscópios, nova central de informática, central de segurança e equiparação do Serviço de Endoscopia da Santa Casa aos maiores serviços de referência do Brasil".

Além disso, um serviço de Endoscopia hospitalar pode executar procedimentos de maior complexidade, além de contar com suporte hospitalar in loco em caso de necessidade.

Estrutura

O serviço de endoscopia está localizado no segundo andar, ala “C” do hospital. O agendamento está situado no andar térreo do hospital (1º A), com porta para a Avenida Cláudio Luiz da Costa, evitando que os pacientes necessitem entrar no hospital para agendar exames e retirar resultados. No local também são atendidas consultas de avaliação endoscópica e pré-anestésicas, em um amplo espaço com ar condicionado.

Em relação aos equipamentos, os pacientes da Santa Casa têm à disposição o que há de mais moderno no mercado. "Estamos oferecendo exames de alta complexidade como a Eco-endoscopia, a CPRE (endoscopia das vias biliares), colonoscopia e em breve será inaugurado o Setor de Termografia médica, inédito em toda a Baixada Santista", completa Nelson Marfil.