X

Cotidiano

Samu recebe 700 trotes por mês em Santos, Guarujá e Bertioga

Durante palestra, foram transmitidas orientações sobre em que situações a comunidade deve acionar o serviço

Da Reportagem

Publicado em 16/12/2017 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O SAMU recebe aproximadamente 3.500 ligações por mês / Divulgação/PMS

A Central de Atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atende às cidades de Santos, Guarujá e Bertioga recebe aproximadamente 3.500 ligações por mês. Desse total, cerca de 20% são trotes.

Essa foi uma das informações transmitidas na palestra conduzida pelos enfermeiros Luiz Carlos dos Santos e Washington Miranda da Cruz à comunidade na Igreja São Paulo Apóstolo.

Também foram transmitidas noções de primeiros socorros para as situações mais comuns de recebimentos de chamados: parada cardiorrespiratória adulta e infantil; crise convulsiva e engasgo em adultos e bebês.

“A compressão cardíaca precoce em alguém que esteja em parada cardiorrespiratória faz a diferença para manter a oxigenação do cérebro e evitar danos até que a equipe do Samu chegue ao local”, destaca Luiz Carlos.

Também foram transmitidas orientações sobre em que situações a comunidade deve acionar o Samu, os Bombeiros e a Defesa Civil.

“Em caso de deslizamento, deve-se acionar a Defesa Civil e os Bombeiros e se houver vítimas, o Samu. No caso de incêndio, os bombeiros e questões que envolvam saúde, como paradas cardiorrespiratórias, o Samu”, informa Luiz Carlos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter