X

Cotidiano

Sala no Fórum de SV recebe nome de advogado morto em ataque do PCC

O advogado Antônio José da Silva, o Toninho de Cubatão, foi executado dentro do fórum vicentino em fevereiro de 2002

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 18/02/2020 às 16:34

Atualizado em 18/02/2020 às 17:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Antônio José da Silva, o Toninho de Cubatão, foi executado aos 36 anos na entrada do Fórum / Reprodução

O ataque do Primeiro Comando da Capital (PCC) que matou, a tiros, o advogado Antônio José da Silva, o Toninho de Cubatão, e deixou ferido o vigia José Ailton Bezerra de Lima no Fórum de São Vicente completará 18 anos nesta quarta-feira (19). Diante da data, a subseção de São Vicente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizará às 10h30 uma cerimônia que batizará a sala de apoio dos advogados no local com o nome do profissional morto com tiros de metralhadora em pleno exercício da profissão, sendo a primeira vítima fatal da facção em atentados contra o Estado.  

O evento contará com a presença de autoridades políticas e do Direito na Baixada Santista, além do filho do homenageado, Kerginaldo Marques da Silva, hoje advogado especializado em Direito Público, Administrativo e Civil.

A cerimônia será realizada no 1º andar do Fórum de São Vicente, que fica na Rua Jacob Emmerick, 1367, no bairro Parque Bitaru.

Quatro homens abriram fogo contra o advogado e o vigia no atentado, na entrada do Fórum. Na fuga, os bandidos lançaram uma granada de uso exclusivo das Forças Armadas no saguão do local.

Um dia depois do atentado, foi encontrado um cartaz com uma mensagem escrita a caneta, assinada pelo PCC, a uma quadra do fórum.

À época, o então presidente da OAB-SP, Carlos Miguel Aidar, afirmou, em nota, que o assassinato de Toninho de Cubatão, com 36 anos à época e recém-formado, “traumatizou e indignou toda a advocacia brasileira”.

Aidar exigiu novas medidas de segurança e afirmou que “esse tipo de afronta aos direitos básicos da cidadania” não poderia ficar sem resposta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter