Cotidiano

Saiba quem recebe o adicional de 25% na aposentadoria e como solicitar

Acréscimo é destinado a aposentados por invalidez que precisam de ajuda permanente nas atividades diárias

Nathalia Alves

Publicado em 04/12/2025 às 13:15

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Veja quais condições de saúde garantem o direito ao aumento de 25% no valor da aposentadoria / Divulgação

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Os aposentados por incapacidade permanente, conhecida como "aposentadoria por invalidez", agora possuem o direito de solicitar um acréscimo de 25% no valor do benefício caso comprovem necessidade de assistência permanente para atividades cotidianas, como higiene pessoal, alimentação e locomoção.

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O pedido pode ser feito de forma totalmente online, sem necessidade de deslocamento a uma agência do INSS. No entanto, durante a análise, o segurado pode ser convocado para uma perícia médica e avaliação social, etapas que definirão a concessão ou não do aumento. A decisão final ainda depende de aprovação de um supervisor do Instituto.

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Quem tem direito ao acréscimo

Podem solicitar o benefício segurados já aposentados ou em processo de avaliação para aposentadoria por invalidez que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes condições:

  • Cegueira total
  • Perda de nove ou mais dedos das mãos
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores
  • Perda das duas pernas, quando impossível o uso de prótese
  • Perda de uma mão e dois pés, mesmo com possibilidade de prótese
  • Perda de um braço e uma perna, quando impossível a protetização
  • Transtorno mental com grave comprometimento da autonomia e vida social
  • Doença que deixe o segurado acamado
  • Incapacidade permanente para atividades básicas da vida diária

Como solicitar o acréscimo de 25%

  • Acesse o Meu INSS
  • Informe CPF e senha
  • Na busca por serviços, digite "Acréscimo de 25%"
  • Selecione a opção correspondente e siga as instruções
  • Documentação necessária
  • Titular: documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou CIN) e CPF
  • Representante legal (se for o caso): os mesmos documentos do titular, além de procuração no modelo do INSS ou pública e termo de representação

Avaliação

Caso seja convocado, o segurado será avaliado em local, data e horário agendados pelo INSS. No dia, é obrigatória a apresentação de documentos de identificação e todos os exames, laudos e atestados médicos originais.

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  • Acompanhamento do pedido
  • Para verificar o andamento:
  • Acesse o Meu INSS
  • Clique em "Consultar Pedidos"
  • Localize a solicitação na lista para ver os detalhes
  • Prazo de análise.

Segundo o canal de Serviços e Informações do Brasil, o tempo médio para conclusão do processo é de 45 dias úteis.

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