Veja quais condições de saúde garantem o direito ao aumento de 25% no valor da aposentadoria / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os aposentados por incapacidade permanente, conhecida como "aposentadoria por invalidez", agora possuem o direito de solicitar um acréscimo de 25% no valor do benefício caso comprovem necessidade de assistência permanente para atividades cotidianas, como higiene pessoal, alimentação e locomoção.
O pedido pode ser feito de forma totalmente online, sem necessidade de deslocamento a uma agência do INSS. No entanto, durante a análise, o segurado pode ser convocado para uma perícia médica e avaliação social, etapas que definirão a concessão ou não do aumento. A decisão final ainda depende de aprovação de um supervisor do Instituto.
Continua depois da publicidade
Podem solicitar o benefício segurados já aposentados ou em processo de avaliação para aposentadoria por invalidez que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes condições:
Caso seja convocado, o segurado será avaliado em local, data e horário agendados pelo INSS. No dia, é obrigatória a apresentação de documentos de identificação e todos os exames, laudos e atestados médicos originais.
Continua depois da publicidade
Segundo o canal de Serviços e Informações do Brasil, o tempo médio para conclusão do processo é de 45 dias úteis.