Cotidiano
Em uma matéria da IstoÉ Dinheiro, Romenig Magalhães, supervisor de P&D da Gree, fez uma simulação com os valores
O ar condicionado pode ser um aparelho que auxilia no refresco, mas pode pesar muito no bolso / Google Gemini/Imagem Gerada por IA
Continua depois da publicidade
Durante os dias quentes de verão, manter o ar-condicionado ligado pode ser uma opção viável; mas, se ele ficar ligado constantemente, pode vir a afetar o bolso. Logo, outras opções acabam sendo viáveis, como deixá-lo ligado por algumas horas e depois desligá-lo para refrescar o ambiente.
Em uma matéria da IstoÉ Dinheiro, Romenig Magalhães, supervisor de P&D da Gree, fez uma simulação dos gastos mensais onde um aparelho de ar-condicionado fica ligado por 2, 5, 8 e 10 horas por dia.
Continua depois da publicidade
Leia também: Adeus ar-condicionado? Nova tecnologia promete resfriar casas gastando 80% menos
A análise se baseou em um aparelho de ar-condicionado split residencial com consumo anual de 362,6 kWh, que é indicado para uma área entre 12 m² e 18 m².
Continua depois da publicidade
A temperatura na área externa estava com uma média de 35 ºC e a interna de 27 ºC; já a temperatura configurada no controle remoto estava entre 24 ºC e 25 ºC.
A tarifa média de energia no respectivo período era de R$ 1,04 por kWh, em um mês com 30 dias. Com base nestes dados, o consumo médio estimado por hora seria de aproximadamente 0,174 kWh.
Leia também: O botão que quase ninguém usa no ar-condicionado e que reduz a conta de luz em 40%
Continua depois da publicidade
O estudo realizado por Magalhães obteve os seguintes resultados: