O aeroporto de Guarujá será autorizado a operar com aeronaves de categoria 2B, que comportam até 50 passageiros / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A cidade de Guarujá, no litoral paulista, está se preparando para receber um novo aeroporto voltado à aviação comercial. As obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano foram concluídas no mês de abril, marcando um passo importante para o início das operações, previsto para o primeiro semestre de 2026.
Com localização estratégica à beira-mar, dentro de uma base da Força Aérea Brasileira (FAB), o novo terminal promete facilitar o acesso à Baixada Santista, atrair investimentos e impulsionar a economia local.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que, ao entrar em funcionamento, o aeroporto receba até 200 mil passageiros por ano, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.
A primeira etapa da obra incluiu a readequação da pista principal de pouso e decolagem, além das pistas de taxiamento A, B e C.
Continua depois da publicidade
Também foram executadas melhorias no sistema de drenagem e na cerca operacional, que separa as áreas públicas das restritas.
A fase seguinte contempla a construção do terminal de passageiros, que será essencial para a obtenção da certificação final da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir disso, o município poderá negociar com companhias aéreas as rotas e frequências dos voos.
O aeroporto de Guarujá será autorizado a operar com aeronaves de categoria 2B, que comportam até 50 passageiros.
Continua depois da publicidade
A pista terá 1.390 metros de comprimento por 45 metros de largura, superando, em dimensão, a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que mede 1.323 metros por 42 metros.
O projeto está sendo realizado por meio de uma parceria entre a prefeitura e o governo federal, e recebeu R$ 20,5 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o novo aeroporto será uma importante porta de entrada para investimentos na região.
Continua depois da publicidade
Confira alguns impactos positivos e os desafios do novo terminal do aeroporto de Guarujá.
Além do terminal aéreo, o governo federal também projeta outras ações para fortalecer a infraestrutura da Baixada Santista, como a construção de um túnel, a dragagem do Porto e leilões de terminais logísticos.
O objetivo é estimular o crescimento regional e ampliar a participação do litoral paulista no desenvolvimento econômico do país.
Continua depois da publicidade