X

Cotidiano

Saiba o que funciona em São Vicente durante feriado desta sexta-feira

Decreto municipal alterou feriado do dia 21 para o dia 23 de abril, para que a Cidade não interrompesse a vacinação contra a Covid-19

Da Reportagem

Publicado em 22/04/2021 às 19:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O feriado de Tiradentes, de 21 de abril, foi adiado para esta sexta-feira (23) em São Vicente / Divulgação/PMSV

O feriado de Tiradentes, de 21 de abril, foi adiado para esta sexta-feira (23) em São Vicente. Por meio do Decreto Nº 5510 – A, a Prefeitura alterou a data para dar continuidade na aplicação das doses dos imunizantes contra a Covid-19.

Dessa forma, no dia 21 de abril, última quarta-feira, a imunização da faixa etária entre 65 e 66 anos foi realizada normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com a aplicação apenas da primeira dose do imunizante contra a Covid-19. No período da tarde, foi realizada a vacinação contra a gripe nesses mesmos locais.

Vale salientar que o atendimento no Paço Municipal para serviços como o Centro de Apoio ao Contribuinte - CAC, Procon e Ouvidoria permanece apenas de forma on-line para evitar contágio de Covid-19.

Os agendamentos e atendimentos devem ser efetuados pelo site da Administração Municipal.

Confira o expediente no dia 23 de abril:

Saúde

Todas as Unidades da Rede de Urgência e Emergência (Pronto Atendimento Parque das Bandeiras, Pronto Atendimento Francisco G. S. Feitosa - Humaitá, Hospital Olavo Hourneaux de Moura, Hospital Municipal de São Vicente e Maternidade Municipal de São Vicente), funcionam normalmente no período.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) estarão fechadas na sexta-feira.

A vacinação seguirá normalmente nos postos móveis do Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro) e do Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira Gomes (Praça dos Ambientalistas, s/n°, Jardim Rio Branco - Área Continental). O atendimento será das 9h às 15h30, também em sistema drive-thru.

Comércio

Em conformidade com a Fase de Transição do Plano São Paulo de combate à Covid-19, desde domingo (18), o prefeito Kayo Amado adotou novas medidas de flexibilização por meio do Decreto 5518-A. Entre as alterações estão:
- Comércio de rua pode funcionar diariamente das 10 às 18 horas
- Bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques estão autorizados a atender das 11 às 19 horas, com 25% da capacidade. Há uma tolerância de duas horas para finalização de atendimento e às 21h é o local deve fechar totalmente, sendo possibilitado a realização de delivery a qualquer hora, take away (retire e leve) até às 20h e sistema drive-thru até meia-noite.
- Ambulantes podem atuar das 10 às 18h, porém, sem montagem de barraca, guarda-sol, tendas ou cadeiras.
- Shopping pode abrir ao público das 11 às 19 horas.
- Supermercados funcionam sem restrição de horário, com recomendação de que o período entre 6h e 9h seja destinado, preferencialmente, para pessoas a partir dos 60 anos, gestantes e pessoas com deficiência.

Praias, academias e igrejas

- Praias estarão liberadas para atividades físicas e esportivas individuais, ainda com a proibição de guarda-sol, tenda, cadeira de praia e barracas.
- Academias e hidroginástica não possuem restrições de horário, mas devem seguir com limitação de 25% da capacidade e 50% do uso de equipamentos.
- Condomínios e espaços comuns de áreas de lazer podem funcionar com agendamento e sem aglomeração.
- Igrejas podem realizar cultos com, no máximo, 30% da capacidade.

Feira Segura

- As feiras livres também seguem funcionando normalmente com os protocolos sanitários rígidos como: uso obrigatório de máscaras, protetores faciais, álcool gel, distanciamento entre clientes, aferição de temperatura  e acesso controlado. A Feira Segura é uma iniciativa da Prefeitura com o objetivo de garantir um ambiente seguro para clientes e feirantes, o que garante o funcionamento das feiras livres na cidade.
- A Feira de alimentos orgânicos, no Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa s/nº – Centro) continua oferecendo produtos naturais, livres de agrotóxicos e de fertilizantes químicos das 9 às 13h toda sexta-feira.

Zeladoria

- Os serviços de limpeza da praia, ruas e avenidas seguem normalmente.
- Coleta de lixo não sofrerá alteração.
- O agendamento do Cata Treco irá paralisar na sexta-feira (23), mas retorna no sábado (24).

Telefone do Cata-Treco:

- Região insular (13) 3461-2756 ou 3464-1018
- Área Continental (13) 3566-6546

Meio Ambiente

A coleta seletiva também para no dia 23 de abril, porém, retorna na segunda-feira (26)

Educação

As Escolas particulares e da rede municipal e estadual não funcionam. Vale lembrar que ainda não há previsão de retorno presencial até o momento e as atividades seguem de forma remota.

Equipamentos públicos

Os equipamentos turísticos e culturais permanecem fechados em função da pandemia.

Guarda Civil Municipal

A GCM segue com o monitoramento 24 horas normalmente, realizando rondas pela Cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter