Cotidiano

Sabesp promete normalizar água na Baixada Santista, mas pede cautela

O sistema de abastecimento entrou em recuperação gradativa, após apagão afetar tratamento; veja quais cidades ainda podem ter oscilações hoje (2)

Giovanna Camiotto

Publicado em 02/01/2026 às 22:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A previsão é de que o abastecimento seja normalizado gradualmente / Divulgação/Sabesp

Continua depois da publicidade

A Sabesp informou nesta sexta-feira (2) que o abastecimento de água na Baixada Santista está em processo de recuperação, após um cenário crítico de falta de energia e consumo recorde. A companhia garantiu que a situação em Santos e São Vicente já foi normalizada, mas o alerta de uso consciente permanece para o fim de semana.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O principal problema ocorreu na Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambú/Branco, que sofreu uma interrupção de eletricidade nesta tarde, paralisando o bombeamento para Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e área continental de São Vicente. Embora a energia tenha retornado, a rede leva tempo para ser preenchida, o que pode causar pressão baixa nas torneiras.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Prefeitura multa Sabesp por esgoto a céu aberto correndo direto para a praia no litoral

• Em 2026, a conta de água da Sabesp tem novo valor; saiba quanto você vai pagar

• Calor extremo pode causar falta d'água em Santos e São Vicente; Sabesp alerta

Para mitigar os impactos, a Sabesp reforçou o atendimento com caminhões-pipa e espera que a normalização total ocorra durante a madrugada, quando o consumo diminui. A orientação para moradores e turistas é priorizar higiene e alimentação, evitando lavar calçadas ou encher piscinas enquanto o sistema não atinge a estabilidade total.

Dica de Prevenção: Imóveis com caixa-d'água adequada sentem menos as oscilações. Se o seu bairro for afetado, a recomendação é reduzir o tempo de banho e adiar o uso da máquina de lavar.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software