X

Cotidiano

Sabesp abre reservatório de água para visitação

Cerca de 1400 vagas se esgotaram rapidamente. As turmas têm capacidade para levar entre 40 e 50 pessoas

Andressa Aricieri

Publicado em 27/09/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desde o dia 21 de setembro, o Reservatório Santa Tereza/Voturuá está aberto ao público. A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) realiza a limpeza dos túneis a cada dois anos, e com isso, aproveita para que a população saiba de onde vem a água que abastece as cidades de Santos, São Vicente e partes de Praia Grande e Guarujá.

Cerca de 1400 vagas se esgotaram rapidamente. As turmas têm capacidade para levar entre 40 e 50 pessoas. Só este ano mais de mil já passaram pelo lugar. Os visitantes recebem botas de PVC e capacete e assistem a um vídeo institucional antes de entrar nos túneis.

Os 13 metros de altura, 15 de largura e 1.100 de comprimento têm capacidade de armazenar 110 milhões de litros, o que equivale a 44 piscinas olímpicas cheias. Entretanto, a capacidade máxima que os técnicos usam é de 10,50 metros. São duas câmaras separadas por uma parede chamada tímpano, porém uma com abertura para Santos e a outra para São Vicente. Segundo o Superintendente Sérgio Bekerman, o abastecimento é o chamado cruzado. “A câmara de São Vicente abastece Santos e vice-versa”.

Ele contou que este passeio pelas câmaras aberto à população já acontece há mais de 20 anos e, antes disso, apenas os funcionários da Sabesp entravam para conhecer. “Um contava para o outro e cada vez mais trabalhadores de outras unidades vinham para visitar. Então pensamos em abrir ao público e deu certo”, explicou.

Dentro do túnel com pouca luz, a água restante varia em lugares mais fundos e rasos. Na frente de cada pedaço de tubulação há inscrições de números na parede que, segundo os técnicos, ajudam a saber a distância e localização se houver algum problema.

O agente de saneamento ambiental Janir Justo Neto contou que, por segundo, é possível passar entre 700 e 1200 litros em cada canal. “Ela [a água] vem da Estação de Tratamento de Água de Cubatão. São mais ou menos 40 quilômetros de tubulação para que chegue até o nosso reservatório. Lá é possível purificar 4500 litros por segundo”, explica ele.

Segundo Janir, para tirar toda a água são mais ou menos 10h. Já para encher, aproximadamente 36h. O passeio vai até amanhã, dia 29. Os horários de visitação são apenas pela manhã: às9h, 10h30 e ao 12h.

História

Em 1975, a Sabesp assumiu a operação dos sistemas de saneamento da Baixada Santista. Por causa do turismo, a população fixa e flutuante cresceu. Por isso, também foi imprescindível aumentar o volume de água para suprir a necessidade dos cidadãos.

Em 1979, iniciou a construção desse grande empreendimento da região. Alguns locais foram analisados, mas as condições adequadas e a instabilidade nas áreas de morro levaram os técnicos a escolherem uma opção não convencional: armazenar água em um túnel escavado em rocha.

Ele foi construído no interior dos morros Santa Tereza e Voturuá, entre Santos e São Vicente, para que se encontrassem no meio. A inauguração foi em 16 de novembro de 1981.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LUTA PELA SAÚDE

Cubatão tem Dia D de combate à dengue nesta sexta

Conheça as práticas tomadas pelo município para o combate do mosquito responsável pela transmissão da enfermidade

Polícia

Tarcísio diz que quem confrontar PM na Baixada Santista 'vai se dar mal'

Ele disse que governo "não quer o confronto", mas garantiu que a polícia está preparada para enfrentar os criminosos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter