Sábado é o ‘Dia D’ da vacina contra a gripe em São Vicente; saiba onde se imunizar

Nove postos vão funcionar, das 9h às 15h30, para imunização exclusiva contra a influenza

Comentar
Compartilhar
13 MAI 2021Por Da Reportagem19h04
Basta uma aplicação  para garantir a imunização contra três cepas do vírus da gripe: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza BBasta uma aplicação para garantir a imunização contra três cepas do vírus da gripe: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza BFoto: Divulgação/PMS

No próximo sábado (15), está programado o Dia D de vacinação contra a gripe. Nesta segunda etapa da campanha contra a influenza, foram incluídos a população com mais de 60 anos e professores das redes pública e privada. Mas, os públicos-alvos da primeira etapa, que ainda não se imunizaram, devem aproveitar o Dia D para receber a dose. São eles: gestantes, puérperas, crianças de seis meses até seis anos, profissionais da saúde e indígenas.

Para agilizar o atendimento e evitar aglomerações, a Cidade vai disponibilizar nove unidades de saúde, que vão funcionar das 9h às 15h30, distribuídas assim:

Região insular - UBS Central, UBS Praça Vitória, UBS Parque São Vicente, ESF Japuí, ESF Vila Margarida e posto móvel do Shopping Brisamar.

Área Continental - ESF Vila Ponte Nova, ESF Humaitá e o posto móvel no Ginásio Drº Luiz Gonzaga .

O munícipe deve apresentar documento original com foto (RG).

Postos móveis e Drive-Thru - No Shopping Brisamar (Rua Frei Gaspar, 365, Centro) será possível receber a vacina no 3º piso, loja 329, e também pelo sistema drive-thru, no piso G7 do estacionamento, que será gratuito para o público que comparecer para receber o imunizante.

No posto móvel da Área Continental, o Ginásio Poliesportivo Drº Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/nº no Jardim Rio Branco), a população também tem à disposição o sistema drive-thru, que garante mais rapidez na aplicação da dose e comodidade.

Intervalo entre vacinas: Covid x Gripe - É importante ressaltar que quem tomou a vacina contra a Covid-19 precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina da gripe. E quem tomar a vacina da gripe também precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina contra a Covid-19, sendo primeira ou segunda dose.

Outra recomendação das autoridades em saúde é que as pessoas priorizem a vacina contra a Covid-19, principalmente quem está prestes a recebê-la ou já tomou a primeira dose e aguarda a segunda.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, ressalta a importância da vacinação contra a gripe. “É o momento de se proteger de todas as formas. Tomar a vacina contra a influenza pode aumentar a imunidade e resguardar o organismo de outras doenças respiratórias”, afirma.

Durante a semana, crianças de seis meses a seis anos, indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, que não se imunizaram na primeira etapa da campanha, podem comparecer aos postos de saúde da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30, quando os postos estiverem funcionando em esquema 'CoronaGripe'.

Quando há inclusão de novos públicos-alvos na campanha contra a Covid-19, as unidades funcionam o dia todo para aplicação dos imunizantes contra o coronavírus.