X

Cotidiano

Rússia: Acordo com Irã elimina necessidade de escudo

A Rússia opõe-se ferrenhamente ao escudo antimísseis, pois considera o sistema uma ameaça a sua segurança e exige garantias de que os mísseis não ficarão apontados para seu território

Publicado em 04/12/2013 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O acordo em torno do programa nuclear iraniano eliminará no longo prazo qualquer necessidade de um sistema de antimísseis na Europa, afirmou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

O governo dos Estados Unidos alega que o escudo antimísseis que pretende instalar em diferentes pontos da Europa tem como objetivo proteger seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e fazer frente ao que vê como uma ameaça representada pelo Irã.

A Rússia opõe-se ferrenhamente ao escudo antimísseis, pois considera o sistema uma ameaça a sua segurança e exige garantias de que os mísseis não ficarão apontados para seu território.

Hoje, depois de uma reunião com chanceleres da Otan em Bruxelas, Lavrov disse a jornalistas que não haverá "nenhuma razão" para o escudo antimísseis se o acordo com o Irã for plenamente implementado.

O acordo em torno do programa nuclear iraniano eliminará no longo prazo qualquer necessidade de um sistema de antimísseis na Europa, afirmou Sergei Lavrov (Foto: Divulgação)

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, também observou uma relação entre o acordo com o Irã e o escudo antimísseis.

"Aquilo que obtivemos até agora em relação ao programa nuclear iraniano nos dá esperança em outros contextos também, inclusive na difícil questão do escudo antimísseis", disse ele a jornalistas em Bruxelas.

"É óbvio que esses assuntos estão relacionados", prosseguiu o alemão. "Quanto mais progresso obtivermos em relação ao programa nuclear iraniano, maiores os efeitos sobre o programa de defesa antimísseis e maiores são as chances de superarmos as dificuldades com a Rússia em relação a isso", explicou Westerwelle. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PARLAMENTAR

Pré-Candidato à Câmara prevê distribuição cannabis medicinal até o fim de 2024

Luiz Felipe Silva Albino, o Lipe Albino, também é vereador suplente e foi autor da lei que instituiu medicamento à base de Canabidiol na rede municipal de saúde de Santos

ACERVO

Em três semanas, Expo Museu do Porto já recebeu visitantes de 12 países

Mostra é uma viagem no tempo por meio de peças emblemáticas, como timões, bússolas, escafandros e outras relíquias do maior porto da América Latina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter